Valete de Copas 3 Hyôshi: tradição japonesa no coração da Invicta - Valete de Copas
travel-one

3 Hyôshi: tradição japonesa no coração da Invicta

Um tesouro escondido que se revela como um dos melhores restaurantes tradicionais de sushi em Portugal.

A moda do sushi parece ter tomado conta de Lisboa nos últimos cinco anos, mas no Porto, as tripas, os cachorros e as francesinhas recusam-se a perder o lugar de iguarias mais procuradas e não dão espaço para o peixe e o arroz avinagrado.

Mesmo assim, em 2015 Pedro Araújo e Edivaldo Silva juntaram-se para apostar no sonho de levar a tradição japonesa ao coração do Porto e criaram uma casa onde o número três é a peça crucial.

No 3 Hyôshi, o conceito tem como base o espaço na Travessa do Carmo: um triplex, dividido em três pisos com pulsações e propósitos diferentes. No piso mais baixo, logo à entrada, os clientes encontram dois balcões em frente à cozinha, onde podem sentar-se num pequeno grupo e falar diretamente com Pedro, o sushiman portuense que estudou a arte no Japão e explica todas as histórias e tradições que envolvem os pratos.

No segundo piso, o bar completo é perfeito para quem quiser comer alguns petiscos e acompanhá-los com as mais diversas bebidas japonesas, portuguesas e de vários outros cantos do mundo. O terceiro piso está reservado aos que preferem uma experiência de restaurante mais convencional, mas com mesas e cadeiras baixas como manda a tradição nipónica.


Além do interessante conceito, o 3 Hyôshi tem como grande trunfo a comida, como não podia deixar de ser. Tivemos oportunidade de visitar o espaço e podemos garantir que as entradas são variadas e absolutamente perfeitas, até para os que não são fãs de sushi. Toda a experiência é perfeita para quem não gosta dos restaurantes japoneses mais cosmopolitas e prefere uma refeição tranquila.

O peixe é do mais fresco que se pode encontrar nos restaurantes portugueses e o sushi tem o equilíbrio perfeito de sabores que levou à internacionalização. Atenção: é importante falar com o sushiman ou com os funcionários para dizer que tipo de sushi prefere, de forma a evitar dissabores e experiências menos agradáveis com algumas peças. Quer seja fã dos tradicionais niguiris ou das versões de sushi criadas após a massificação, o 3 Hyôshi adapta-se a todos os gostos que não exijam as mais extravagantes peças de fusão.



As sobremesas são igualmente um ponto muito forte, com destaque para o tiramisu de chá verde, uma das especialidades da casa.

Aconselhamos vivamente a visita ao restaurante na Invicta, mas vá com as expectativas adequadas: não espere ficar a rebentar com a quantidade de arroz nem espere pagar pouco por qualidade mediana. Aqui come-se com qualidade e, como diz Pedro, "sushi não é para encher, é para saborear".

Imagem © 3 Hyôshi

 

Ás: A frescura do peixe, a simpatia do staff e a genuína experiência do sushi tradicional.



Duque: O restaurante é difícil de encontrar, por estar um pouco escondido.


Mais informações:
3 Hyôshi
Travessa do Carmo, 5
4050 – 165 Porto
Telefone: 22 403 05 24
Horários: Segunda a quinta-feira das 12h30 às 22h30; Sexta-feira das 12h30 à 00h00; Sábado das 13h00 à 00h00; Domingo das 19h00 às 22h30; Encerrado à segunda-feira.
Página no Facebook: 3 Hyôshi

A. M.

Um amante incondicional de comida (desde que seja boa) e de várias tecnologias. Comer, beber e jogar são os três bens essenciais para viver, com algumas viagens pelo meio. Nos tempos livres, gosto também de dar asas à minha paixão pelas duas e quatro rodas.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.