Valete de Copas As apps de corrida mais procuradas - Valete de Copas
travel-one

As apps de corrida mais procuradas

Descubra algumas das aplicações mais usadas pelos corredores nos seus smartphones.

A corrida é um dos exercícios mais fáceis de experimentar, requerendo pouco equipamento. Várias são as razões que levam ao início desta prática e, posteriormente, tomam-se mesmo decisões associadas à manutenção desta atividade. Quase todos os corredores gostam de saber qual a sua evolução e receber dicas importantes para otimizar o seu treino. Uma forma fácil, embora mais dispendiosa, é com recurso a fitness trackers ou a relógios de corrida. Isto exige uma compra que, por vezes, não é devidamente rentabilizada. Assim, porque não rentabilizar o smartphone? Num mundo cada vez mais tecnológico, grande parte das pessoas têm um e, muitas vezes, com sensores que permitem, com recurso diferentes aplicações, obtermos uma variedade de informações. Estas são algumas das apps de corrida que poderá encontrar:

RunKeeper (grátis; IOS e Android)

É uma das preferidas dos utilizadores. É simples, de fácil utilização e intuitiva. Permite usar planos de treino (10k, meia-maratona e maratona) criados por treinadores de renome e faz o acompanhamento dos objetivos (fornecendo relatórios de progresso). Permite ainda a partilha dos exercícios nas redes sociais, estabelecendo um ranking mensal.

Tem uma acuidade elevada relativamente ao ritmo, distância, passos e calorias gastas. A versão gratuita permite estatísticas básicas. No entanto, a versão paga é demasiado cara, pelo que não a recomendamos.


Strava (grátis; IOS e Android)

É a aplicação das longas distâncias! Inclui a monitorização da atividade, com estatísticas detalhadas (velocidade, ritmo, distância, tempo, percurso). Permite a criação de uma ranking mensal, como a corrida mais rápida ou a maior distância acumulada percorrida, assim como por segmentos (por estrada, trail, etc.) ou a criação de desafios (não só com conhecidos, mas também com desconhecidos).


MapMyRun (grátis; IOS e Android)

Interessante quando se corre em locais desconhecidos, pois poderemos importar percursos criados previamente ou aqueles criados por outros utilizadores. Fornece estatísticas com boa acuidade, de percurso, tempo, velocidade e distância total, em tempo real e no final da atividade.


Endomondo (grátis; IOS e Android)

Outra das aplicações mais usadas, com um interface simples e fácil de usar. Uma das funcionalidades mais interessantes é ouvir o feedback dos amigos, que também usam o Endomondo, durante a atividade. Permite estatísticas e análise da corrida, desafios e inúmera interação social. A versão paga inclui planos de treino personalizados e estatísticas mais detalhadas.


Nike+ (grátis; IOS e Android)

Para além das funcionalidades básicas deste tipo de aplicações, nomeadamente estatísticas (distância, tempo, velocidade), este interage com o utilizador sempre que recebe um “gosto” ou comentário encorajador no Facebook, permitindo um aumento da motivação. Tem ligação ao Spotify, permitindo um rápido acesso para aqueles que ouvem músicas enquanto correm.


Runtastic (grátis; IOS e Android)

Esta é uma das aplicações com mais funcionalidades que podemos encontrar: monitorização de atividade, monitorização em tempo real, incentivos sonoros, objetivos, leitor de música integrado e suporte para diferentes equipamentos e outras aplicações. Deixa-nos configurar o painel de controlo, apresenta gráficos detalhados com informações de exercícios, progresso, interage com as redes sociais e possui inúmeros planos de treino.

Estas, parecem ser as aplicações mais consensuais entre corredores, cada uma com as suas particularidades. Tendo experimentando algumas, antes de usar o relógio de corrida, ainda continuo com elas instaladas no telemóvel... nunca se sabe!

Abílio Cardoso Teixeira

Marido. Pai. Amigo. (Também) profissional de saúde e corredor amador. Curioso. Máxima profissional: tudo tem uma explicação. Máxima de vida: tudo tem uma explicação!

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.