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Aulas de ginásio diferentes para combater a monotonia

Conheça 7 modalidades que prometem convívio, espírito de grupo e perda de calorias.

Por vezes chegamos a um ponto em que a falta de vontade, motivação e rotina são os nosso piores inimigos na luta diária para fazermos exercício físico. A monotonia dos exercícios, a falta de um objetivo bem definido ou até a dificuldade de ver resultados no imediato ou a longo prazo, ajudam a aumentar os fatores referidos no início do texto. 

Uma maneira de combater o desmazelo, até para quem não aprecia cardio e musculação, é alternar com aulas de grupos. É certo que existem há muito tempo e muitas delas são do conhecimento geral do público, como o cycling, body-combat, zumba, entre outros, e têm a mais-valia de que todos puxam por todos. São sinónimo de convívio e interação com todos os participantes, sendo que as técnicas aprimoram-se não só a ver o professor, mas também a seguir os que têm mais experiência nestas andanças. 

Aqui ficam alguns exemplos de aulas alternativas que podem colmatar a falta de vontade, o pouco exercício físico efetuado e a falta de motivação para treinar.

Insanity



Aula ideal para a perda de peso e definição do corpo, criada por Shaun T, um personal trainer e coreógrafo norte-americano. As aulas consistem em exercícios aeróbicos e de resistência muscular levados ao limite com mistura de saltos, corridas (no lugar), flexões, agachamentos e abdominais. As aulas de Insanity podem queimar cerca de 1000 calorias, o ideal para queimar massa gorda. Este tipo de exercícios deve ser antecidido de uma avaliação física, uma vez que obriga a alta-intensidade durante toda a aula e o corpo pode não estar preparado.

Sh’Bam



Com moderada dificuldade, é uma aula de pura diversão e das mais modernas. Com as músicas de pop, dança da moda e ritmos latinos remisturados, tem todos os ingredientes para se poder dançar com muita facilidade. Uma sessão pode permitir gastar até 500 calorias, melhorando a coordenação motora, a expressão corporal e a resistência cardiovascular.

TRX



O TRX nasceu dos exigentes programas de Seals, fuzileiros da marinha dos Estados Unidos. O objetivo seria que os seus soldados pudessem treinar em qualquer lado e com um único aparelho fácil de transporte e leve. O exercício de peso corporal “Suspension Training” desenvolve a força, equilíbrio, ­flexibilidade e estabilidade articular e do core simultaneamente. O TRX é um treino de força funcional em que se usa o peso do próprio corpo para o condicionamento. Por isso, é indicado para pessoas de qualquer idade, sexo e condição física. É ideal para emagrecer, ganhar massa muscular e resistência.

Body Balance



O Body Balance é um programa que mistura técnicas de alongamentos baseadas no yoga, tai-chi e pilates e que permite o relaxamento e a revigoração. Combina os princípios e práticas fundamentais do yoga e pilates tais como a respiração controlada, concentração, flexibilidade e força conferindo um estado de equilíbrio e harmonia ao corpo, mente e alma. Os benefícios são imensos, revitaliza e tonifica, liberta os músculos contraídos e tensos e deixa-os num estado de calma energizada. Numa aula podem-se gastar até 390 calorias.

HIIT



Treino da moda, cada vez mais aposta nos ginásios, o treino HIIT - High-Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade, é uma técnica onde se dá o máximo da nossa capacidade através de curtos e rápidos momentos de explosão, seguidos de uma fase, também curta, de recuperação. Este tipo de treino eleva o batimento cardíaco a níveis muito altos e, por consequência, sobe o metabolismo, permitindo queimar mais gordura. Um treino de alta intensidade aumenta a necessidade de oxigénio no corpo durante o esforço e vai também obrigar o corpo a “pedir” mais oxigénio durante a sua recuperação. A par do Insanity é uma aula de extrema dificuldade pelo que se recomenda acompanhamento antes da prática.

X55



X55 é uma aula de treino localizado que visa proporcionar resultados através do emagrecimento, definição, fortalecimento e aumento de massa muscular. Visa trazer animação através de uma aula dinâmica, com músicas atuais e movimentos coreografados, utiliza-se o peso do próprio corpo como resistência e diferentes elementos para definir a intensidade do treino. Uma aula de 60 minutos pode permitir a perda de 600 calorias.

Savate



O Savate ou boxe francês é uma arte marcial francesa que utiliza as mãos e os pés como armas de combate. Trata-se de uma forma de lutar que tem como objetivo principal a defesa pessoal. Para ser um bom praticante é necessário ter uma grande flexibilidade, preparação física e disciplina mental. Esta é uma modalidade muito exigente e envolve uma enorme interação de movimentos de braços (boxe) e pernas (kickboxing) sendo, por isso, considerado um estilo muito dinâmico e eficaz. Esta é uma aula em que é necessário apetências para a prática. 

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

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