Valete de Copas Bandas musicais que deixaram saudade - Valete de Copas
travel-one

Bandas musicais que deixaram saudade

Nomes que marcaram gerações e que, por diferentes motivos, viram os seus projetos acabar cedo demais.

Existem bandas que marcam uma geração e ganham tantos fãs que, quando terminam o projeto, é difícil aceitar. Os motivos para o fim de um grupo musical podem ser vários, desde a simples separação dos seus membros a um período prolongado sem novos lançamentos, ou mesmo a morte do vocalista principal da banda, como aconteceu recentemente com Chester Bennington (Linkin Park) e Chris Cornell (Soundgarden). Esta é uma lista de 10 bandas que desapareceram cedo demais e ainda hoje deixam os seus fãs com uma grande nostalgia.

My Chemical Romance

A banda norte-americana de New Jersey atingiu o seu pico mais alto com o álbum The Black Parade, lançado em 2006. O single Welcome to the Black Parade percorreu rádios e televisões de todo o mundo. A banda, que detém sucessos como Helena, The Gost of You ou Famous Last Words, chegou ao fim em 2013, terminando uma aventura que durou 12 anos. Atualmente, o ex-vocalista Gerard Way segue uma carreira a solo, embora numa dimensão menor da que a banda atingiu.

Nirvana

Considerada a banda pioneira do estilo “grunge”, movimento que se iniciou em Seattle, nos Estados Unidos, os Nirvana terminaram no auge da sua carreira, após a morte precoce do vocalista Kurt Cobain. Com mais de 75 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, as suas músicas continuam a ser uma referência e influência decisiva para novas bandas. Os restantes elementos da banda seguiram cada um o seu destino, sendo que o ex-baterista Dave Grohl formou a banda Foo Fighters, também ela com grande sucesso.

Oasis

No ativo entre 1991 e 2009 (18 anos), a banda dos irmãos Gallagher é ainda hoje considerada uma das mais bem-sucedidas no Reino Unido. Com hits como Wonderwall, os fãs sonham com uma possível reconciliação dos irmãos que, após uma grave discussão antes de um concerto, decidiram terminar a ligação. Atualmente cada irmão tem a sua banda formada, continuando no mundo da música.

Destiny’s Child

A banda que deu a conhecer a cantora Beyoncé ao mundo foi formado em 1997, na cidade de Houston nos Estados Unidos. Era um grupo feminino do estilo de R&B que acabou por ter um início conturbado com a saída de dois membros em conflito com o empresário. Posteriormente, a saída de mais um membro deixou a banda a cargo de Beyoncé Knowles, Kelly Rowland e Michelle Williams. Sucessos como Survivor fizeram com que a banda vendesse mais de 60 milhões de álbuns. Em 2006 anunciaram o fim, para seguirem projetos a solo.

Audioslave

Os Audioslave nasceram em 2001 através de uma fusão entre Chris Cornell, até então vocalista dos Soundgarden, e ex-integrantes dos Rage Against The Machine. Com três álbuns bem-sucedidos e alguns singles icónicos, a banda chegou ao fim em 2007, justificando a decisão com conflitos de personalidade irreconciliáveis. Dez anos mais tarde, foi anunciada a reunião de todos para um concerto, mas a morte de Chris Cornell, em maio deste ano, fez cair por terra qualquer nova tentativa de voltarmos a ver os Audioslave em ação com os elementos originais.

Queen

Uma das mais consagradas bandas de rock britânicas de sempre, com vendas estratosféricas e a voz inconfundível de Freddie Mercury (que viria a falecer após ter contraído uma broncopneumonia, agravada pelo fato de ser seropositivo). Nos mais de 20 anos de carreira, tiveram mais de dez álbuns com singles que vão perdurar até aos dias de hoje. Atualmente, os restantes elementos têm parcerias com outros cantores e, até há bem pouco tempo, cantavam com Adam Lambert, perfazendo a banda Queen + Adam Lambert.

Spice Girls

Provavelmente a “Girls Band” mais conhecida do mundo, que celebrizou as rainhas da música pop dos anos 90. Qualquer pessoa dessa geração ainda hoje consegue cantarolar temas como Say You’ll be There, Who do You Think You Are ou Wannabe (hit que vendeu mais de 6 milhões de cópias). A banda durou inicialmente seis anos, entre 1994 e 2000, ano em que Geri Haliwell alegou desentendimentos com as outras cantoras. Em 2007 reconciliram-se e regressaram para alguns concertos, lançando o álbum de Greatest Hits. Previa-se um regresso em 2016, mas não se confirmou.  

The Police

Banda de rock britânica com influências de reggae, punk e jazz, é vista por muitos como uma das maiores influências do rock nos anos 80. Com sucessos como Roxanne ou Every Breath You Take, os The Police atingiram mais de 75 milhões de unidades vendidas. Com nove anos de carreira, entre 1977 e 1986, a banda voltaria a juntar-se em 2007 para alguns concertos, mantendo a inatividade até aos dias de hoje. Sting, o vocalista, que este ano esteve presente no Festival Marés Vivas, mantem a sua carreira a solo.

Nsync

A par dos Backstreet Boys eram a “Boys Band” de maior sucesso nos anos 90. A música pop estava em alta e os grupos de jovens cantores apareciam em massa, mas os Nsync souberam marcar pela diferença e venderam mais de 70 milhões de exemplares com os seus três álbuns de originais. Com uma carreira curta, de 1995 a 2002, e com algumas aparições na televisão após esse período, parece improvável haver uma reunião da banda encabeçada por Justin Timberlake num futuro próximo.

Beastie Boys

A banda foi formada em 1980, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e tinha influências hip-hop. Terá sido a primeira banda rap formada por etnia branca com sucesso. O seu rap, influenciado pelo rock e pelo punk, teve um grande impacto no aparecimento de outros artistas. O grupo conta com mais de 70 milhões de vendas numa carreira de 30 anos. O fim da banda foi anunciado em 2012 após a morte do vocalista MCA (Adam Yauch), que não conseguiu vencer a luta contra o cancro. Os restantes membros, em memória do colega, decidiram não cantar mais sob o nome de Beastie Boys.

Imagens © DR

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.