Valete de Copas BAO´S Taiwanese Burger: conhecer novas comidas - Valete de Copas
travel-one

BAO´S Taiwanese Burger: conhecer novas comidas

Uma rápida viagem até Taiwan através de um (ou vários) Baos recheado(s) de sabores exóticos.

Tivemos a sorte de apanhar o "soft openning" e reservar mesa no BAO´s na pré-abertura. Sorte porque se mostrou mais fácil e viável provar várias opções numa só refeição, a um preço mais em conta, e conhecer com mais calma um pouco do conceito e algumas notas da cozinha tradicional taiwanesa, num formato street food muito em voga atualmente.

O conceito é uma estreia na invicta, e o espaço em si é simpático, ligeiro e atual. Sem grandes pretensiosismos divide-se em dois pisos, onde encontramos poucas mesas e mais zonas de balcão, tanto à montra como no interior. A zona de preparação fica à vista e o ambiente é agradável e descontraído.  

O restaurante que nasceu na Rua de Cedofeita no passado mês de abril pretende dar a conhecer o famoso pãozinho cozido ao vapor, conhecido por ser altamente fôfo e leve, de seu nome "Bao". Dentro dele é possível degustar vários tipos de proteína, desde frango, a caranguejo de casca mole, barriga de porco, pernil desfiado, bacalhau ou tofu, conjugada com ingredientes e sabores menos usuais por cá. Os pães são realmente pequenos para o que associamos a uma vulgar sande, mas desde logo somos alertados para o facto por quem nos atende, que aconselha sempre duas unidades por pessoa.

E o atendimento esse não podia ser mais atencioso, rápido e com um cuidado extremo em explicar os conceitos, os sabores e todas as questões que vão surgindo.

Das opções de acompanhamentos - chips, saladas e "rice bowls" - as chips de mandioca temperadas com cajun conquistaram desde logo. No regresso experimentamos também a taça de arroz, "Lu Rou Fan", de carne de porco picada com gema curada e "pak choi". Bem saboroso e bem servido.

Das bebidas, duas fazem questão de ser tradicionais: a sidra de maçã e um chá de frutas, maracujá ou manga, que contém umas curiosas bolinhas gelatinosas que ao beber se espalham na boca. 

Na hora mais doce da refeição existem 4 sugestões, das quais a tarte de chocolate e caramelo salgado está bem à altura. O receio de que fosse doce demais rapidamente foi substituído pelo excesso de sal que facilmente se retira de cima do doce e se usufrui em pleno.

O gelado de sésamo preto com caramelo e amêndoa servido no bao, ou seja uma sande de gelado, é bem ao lado do que estamos habituados e super curioso. O bao, que vem ligeiramente tostado e crocante (o que faz toda a diferença na degustação desta sobremesa) envolve o gelado com delicadeza, e confere uma dimensão interessante ao final da refeição. Não adorei mas gostei, sendo que a maior dificuldade é conseguirmos comer sem sujar as mãos todas quando o recheio começa a querer esgueirar-se pelo pão fora. 

Sendo uma estreia para mim, e como tal não tendo termo de comparação, não posso deixar de assumir que gostei bastante da textura do pão. É pálido, ligeiro e fôfo como é suposto ser. Dos recheios, o frango não encantou e o tofu, apesar de interessante, faz sobressair demasiado o doce do chutney de manga, o que francamente desagradou. 

Claramente destaco o de caranguejo de casca mole e o gua como favoritos. Este último, sendo o mais típico de todos, apresenta uma mistura de sabores exótica e original, que joga muito bem com a barriga de porco, ainda que nada de demasiado intenso considerando o tipo de cozinha em questão. Sem dúvida o favorito.

Para o conceito que o identifica, street food taiwanesa, não se mostra propriamente barato. São bem necessários uns 14-15,00€ por pessoa. 

Não deixo, contudo, de aconselhar a conhecer. Pelo seu carácter típico, onde se sente preocupação com a autenticidade, pela diferença de sabores que nos oferece, pelo próprio bao em si que se apresenta um pão único e tão distinto do nosso querido molete, e pela rápida viagem que nos pode proporcionar. Gostei!

Ás: O Bao Crab e o Bao Gua. 

Duque: O preço elevado.


Mais informações:
BAO´S Taiwanese Burger
Rua de Cedofeita, 263
4050-174 Porto
Contacto: 22 243 79 51
Página Facebook: BAO's Taiwanese Burger

Imagem Principal © BAO's Taiwanese Burger

Susana Ferreira

Coração de foodie alimentado por uma imensa curiosidade. O meu! Não consigo ver no ato de comer a satisfação de uma mera necessidade fisiológica, mas antes um dos mais essenciais momentos de felicidade. Detesto comer mal mas não sou esquisita, e perco-me por comida autêntica e bonita, que prefiro cozinhar para os outros. Dos lugares, volto sempre aos que me surpreendem e alimentam também a alma. Dos momentos, desfolhar um livro de comida, conhecer um ingrediente novo ou encantar-me por sabores de outras paragens, é quanto basta para serem felizes. Cozinhar, Comer, Viajar, Aprender e Partilhar são os verbos que me preenchem. Assim como Barcelona, queijos, fruta, alta pastelaria, bom sushi e genuínos sabores italianos.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.