Valete de Copas Como proceder com as queimaduras solares - Valete de Copas
travel-one

Como proceder com as queimaduras solares

Os sintomas podem surgir 3 a 5 horas depois da exposição ao sol. Saiba o que se deve fazer nestes casos.

Já anteriormente escrevemos sobre a importância da proteção solar. Caso não tenhamos os devidos cuidados, uma exposição prolongada e/ou descontrolada poderá provocar desidratação, queimaduras e/ou eritemas (pele vermelha), dor e outras alterações cutâneas. Da exposição solar, direta, ao sol poderão aparecer queimaduras, manifestadas por: pele quente, de cor rosa ou vermelha, seca, dor, hipersensibilidade, prurido ou ardor e bolhas.

Existem zonas de maior vulnerabilidade, como o rosto, lábios, nariz, as maçãs do rosto, o peito, as virilhas, os ombros e as costas. Estima-se que estas queimaduras afetem, pelo menos uma vez por ano, 30% dos adultos e 70% dos adolescentes e crianças. Não sendo uma condição grave, importa a sua prevenção pois aumenta o risco de cancro da pele, problemas de visão e problemas cutâneos.

Apesar da prevenção ser o ideal, nem sempre é possível. Ao contrário de outros tipos de queimaduras, os sintomas da queimadura solar não são imediatos, podendo surgir 3 a 5 horas após a exposição solar. E o que fazer perante uma queimadura solar? Eis alguns procedimentos a ter em conta:

Use compressas frias ou panos molhados com água fria (para alívio da sensação de dor e de pele quente);

Tome um banho frio, de banheira ou chuveiro leve. Não use esponjas;

Não rebente as bolhas (reduz o risco de infeções e cicatrizes);

Utilize cremes com corticoesteróides (devido ao seu efeito anti-inflamatório);

Utilize cremes para queimaduras solares (normalmente têm efeito calmante);

Utilize, durante o período noturno, creme hidratante (porque a pele fica muito seca), sem perfume;

Use roupas largas, de preferência de algodão, sobre a zona queimada;

Evite a exposição solar;

Beba bastante água.

Para prevenir a desidratação temos que compensar a perda de água e sais minerais, sendo importante bebermos mais água (uma ressalva: caso tenha alguma doença cardíaca e/ou renal, consulte um profissional de saúde, capaz de o(a) aconselhar).

Lembre-se: a exposição solar contribui para a síntese de vitamina D (e já aqui leram sobre isso), no entanto, sejam sensatos e doseiem! Em exagero, é quase tudo mau!

Abílio Cardoso Teixeira

Marido. Pai. Amigo. (Também) profissional de saúde e corredor amador. Curioso. Máxima profissional: tudo tem uma explicação. Máxima de vida: tudo tem uma explicação!

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.