Valete de Copas Correr por gosto: a história de Trevor Hofbauer - Valete de Copas
travel-one

Correr por gosto: a história de Trevor Hofbauer

Um belo exemplo de como se pode desfrutar da corrida mesmo quando se é atleta profissional.

Existem diferentes tipos de corredores. Há mesmo quem faça a distinção entre atletas e corredores, amadores ou profissionais. Para mim, essas discussões são irrelevantes: o importante é calçar as sapatilhas e colocá-las na estrada. Há momentos em que a paixão pela corrida supera qualquer outra coisa.

Não sei se foi isto que Trevor Hofbauer pensou ou fez, quando, a 22 de outubro de 2017, participou na Maratona de Toronto, no Canadá, prova integrante do Campeonato Canadiano e Gold Label da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). Ou seja, uma prova digna de respeito. Este jovem de 25 anos foi o primeiro canadiano a cortar a meta (9º da classificação geral), com o tempo de 2:18:05.

E devem estar a pensar: mesmo assim, um bom tempo! Qual a necessidade de falar disto? Por reduzir o ritmo, de forma a comemorar o triunfo com o público nos 50 metros finais, Trevor terminou com tempo superior (5 segundos) ao estipulado no prémio previsto para tempos entre 2:15:00 e 2:18:00 (2500 dólares). E acabou por receber apenas metade do valor monetário: 1250 dólares.

Mas apesar disso, e devido a uma campanha de crowdfunding, da qual Trevor Hofbauer não tinha conhecimento, foram angariados 2616 dólares para o atleta, um valor superior ao que ele teria ganho se tivesse conseguido acabar com os tais 5 segundos mais cedo.

Nas redes sociais as opiniões dividiram-se: alguns consideram que esta campanha minimiza um erro. No entanto, as regras iniciais estavam explícitas. Todos tinham acesso à informação. Trevor Hofbauer, viveu o momento, extravasou toda a sua alegria, sem qualquer comprometimento com, eventuais, prémios monetários. Demonstrou que, para um atleta profissional, também é importante, calçar as sapatilhas, colocá-las na estrada e desfrutar. E correr é isto! Nunca deixar de gostar do que fazemos!

Já agora: com esta vitória, Trevor Hofbauer, assegurou o título de campeão nacional do Canadá! Caso tenham curiosidade sobre a trajetória do Trevor, podem acompanhar o seu blogue: http://trevorhofbauer.wordpress.com.

Imagens © DR

 

Abílio Cardoso Teixeira

Marido. Pai. Amigo. (Também) profissional de saúde e corredor amador. Curioso. Máxima profissional: tudo tem uma explicação. Máxima de vida: tudo tem uma explicação!

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.