Valete de Copas Cozinha mediterrânea num espaço acolhedor - Valete de Copas
travel-one

Cozinha mediterrânea num espaço acolhedor

O Grigio está no Porto e além da comida italiana oferece algumas propostas diferentes e estimulantes.

Este simpático e convidativo italiano surge na Rua do Almada. Aquela via estreita e escura, onde sempre nos habituamos a ver as imensas lojinhas de ferragens e afins, e onde hoje proliferam vários e variados espaços de comida.

A oferta é imensa e super diversificada, o que conjugado com a sua excelente localização no contexto do coração da cidade, lhe confere uma posição bem privilegiada. Do estruturante Almada saímos em vários sentidos, e no Almada encontramos muito do que nos apetece.

Chegando ao restaurante, o espaço que nos recebe é bem convidativo, bonito, sóbrio e cheio de pensados detalhes. A primeira imagem, refletida pela decoração, sem dúvida que cativa e convida. Nas duas visitas feitas ficamos na sala interior, que tem uma natureza acolhedora, e de onde se acede ao terraço exterior, que por sua vez permite usufruir de uma boa refeição ao ar livre.

O forno a lenha é um elemento central que se destaca por se encontrar à vista, criando um interessante impacto decorativo e favorecendo os tons de conforto que pontuam o ambiente. 

Posso começar por concluir que as duas experiências vividas no Grigio se equilibram. Se numa o atendimento não foi o mais eficaz mas a comida acabou por ser muito bem escolhida, na segunda visita, por outro lado, tivemos direito a um excelente e cuidado atendimento, mas acredito que não fomos tão felizes na escolha da comida, com maior destaque para a pizza. Claramente inferior à anterior. 

Para entrada tenho de destacar os ovos rotos, que da segunda vez não estavam tão no ponto como da primeira, e a deliciosa salada de queijo de cabra, pêra, beringela e noz. Esta sim, uma maravilha muito bem apresentada. O carpaccio de novilho estava saboroso, não deslumbrando, porém.

Já a pizza bianca estava divinal e por si só far-me-ia lá voltar, seguramente. E não é fácil apreciar tanto uma pizza. Ao passo que a margarita, que dava forma à pizza do menu do dia, não estava de todo à altura da primeira experiência, mesmo ressalvando as devidas diferenças entre as mesmas.

Das sobremesas, e já que estávamos num restaurante italiano provei a panacotta, assumindo que se mostrou uma agradável surpresa. Ligeira e bem saborosa, com o grau de cremosidade no ponto certo. 

Ao almoço o restaurante possui menu executivo, mas é possível e fácil pedir à lista e almoçar em tempo normal. A relação custo/qualidade é equilibrada e razoável.

Sem conseguir explicar muito bem esta infeliz oscilação de qualidade entre a primeira e a segunda visita ao Grigio, principalmente por ocorrerem em aspectos tão díspares, asseguro, contudo, que é um espaço que vale a pena conhecer. 

É um italiano bem cozy num estilo moderno, que tanto nos consegue oferecer a comida mais típica como algumas propostas diferentes e estimulantes. 

A curiosidade em lhes explorar outras iguarias está cá e, acreditando que a dinâmica do espaço já conseguiu adquirir maior consistência, nova visita acontecerá.

Ás: O espaço e alguns petiscos. 

Duque: A pizza margarita.


Mais informações:
Grigio
Rua do Almada, 344
4050-033 Porto
Contacto: 915 551 669
Página do Facebook: Grigio

Susana Ferreira

Coração de foodie alimentado por uma imensa curiosidade. O meu! Não consigo ver no ato de comer a satisfação de uma mera necessidade fisiológica, mas antes um dos mais essenciais momentos de felicidade. Detesto comer mal mas não sou esquisita, e perco-me por comida autêntica e bonita, que prefiro cozinhar para os outros. Dos lugares, volto sempre aos que me surpreendem e alimentam também a alma. Dos momentos, desfolhar um livro de comida, conhecer um ingrediente novo ou encantar-me por sabores de outras paragens, é quanto basta para serem felizes. Cozinhar, Comer, Viajar, Aprender e Partilhar são os verbos que me preenchem. Assim como Barcelona, queijos, fruta, alta pastelaria, bom sushi e genuínos sabores italianos.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.