Valete de Copas Descobrir a Mesquita mais alta do mundo - Valete de Copas
travel-one

Descobrir a Mesquita mais alta do mundo

Uma obra de arquitetura na cidade marroquina de Casablanca que surpreende qualquer visitante.

Em Marrocos, a cidade de Casablanca é a capital económica do país. Talvez por isso ainda não seja uma cidade muito turística, mas tem uma obra de arquitetura que deixa qualquer um de boca aberta. A dimensão da Mesquita Hassan II é surpreendente – o tamanho das portas é brutal - e a sua arquitetura tem centenas de pormenores para ficarmos a conhecer.

Quis Hassan II (pai do atual rei, Maomé VI) construir uma mesquita que ligasse três elementos: terra, céu e água. Por isso, esta foi construída em terra mas dando a ilusão que está em cima da água (em certas perspetivas, parece que está mesmo pousada em cima do mar) e tem um teto de abrir, para ficar mais ligada ao céu.

A Mesquita Hassan II foi construída entre 1986 e 1993 e é o templo mais alto do mundo (com um minarete com 210 metros de altura) e o segundo maior em tamanho, a seguir à mesquita de Meca.

A de Casablanca alberga 25 mil pessoas no interior e 80 mil no exterior. Foi inaugurada a 30 de agosto de 1993, depois do trabalho de dezenas de milhares de artesãos que fizeram tudo o que se pode ver: desde o trabalho colorido das peças cerâmicas, mármores, estuque, até ao trabalho em madeiras, no interior.

Além disso tudo, é a única mesquita em Marrocos que está aberta a não muçulmanos. Por isso, pode comprar o bilhete e ir visitar o seu interior.

E se o exterior já é verdadeiramente impressionante o interior combina com a grandiosidade de fora. Lá dentro vai poder passar na sala de orações, com um corredor gigantesco, onde sobressaem os bonitos candeeiros e os tetos de madeira trabalhados. A visita passa também pelo hammam e pela sala de ablução (lavagem antes das orações), repletas de fontes que parecem flores gigantes e mosaicos com azulejos trabalhados.

Nota: sendo um local religioso, solicitam que não vá com ombros ou pernas à mostra, assim como deve evitar decotes profundos. Costumo levar uma echarpe grande para poder tapar as pernas, caso vá de calções, ou tapar os ombros ou decote se for caso disso. Sem isso, poderão impedir a sua entrada na mesquita. 

Horário da mesquita (em 2017): de sábado a quinta-feira, 9h00-10h00-11h00-12h00-15h00; sexta-feira 9h00-10h00-11h00-15h00.

Preços (2018): 120dh (adulto); 60dh (adulto residente e estudante estrangeiro); 30dh estudante, residente e crianças entre os 4 e os 12 anos

Imagens © Viaje Comigo

Veja um Guia de Casablanca no Viaje Comigo.

Susana Ribeiro

Sou a Susana e as viagens são a minha vida. Criei o Viaje Comigo (www.viajecomigo.com) para partilhar, com todos, dicas, guias e sugestões de viagens, por Portugal e pelo mundo fora. Também aqui, no Valete de Copas, vou deixar muitas propostas para que tenham sempre ideias para passear. Vamos viajar?

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.