Valete de Copas Diabetes: uma problemática mundial que vem a alastrar - Valete de Copas
travel-one

Diabetes: uma problemática mundial que vem a alastrar

Uma doença silenciosa para a qual devemos estar atentos e conhecer os fatores de risco.

A Diabetes é uma doença que se está a tornar a epidemia do século XXI, isto porque os hábitos de vida da maioria da população não são os mais corretos. A Diabetes Tipo 2 numa fase inicial não apresenta sintomas nem alterações no corpo, tende a instalar-se sem que a pessoa se aperceba se não estiver informada. Daí que se sabe que 40% da população já é pré-diabética, ou seja, está em risco de desenvolver ou já tem a doença e não sabe (dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes). É este o tipo de Diabetes que mais se fala hoje em dia e que tem diretamente haver com aquilo que comemos e com a atividade física que temos.

Pensar que a Diabetes não é preocupante é errado, mas pensar que a Diabetes é o fim é também errado. Para percebermos um pouco melhor, na Diabetes Tipo 2, o Pâncreas ainda tem capacidade de produção de insulina mas esta não age da forma e na quantidade correta. Daí ser necessário recorrer a antidiabéticos orais ou à insulina sub-cutânea. A insulina é essencial para transformar o açúcar (glicose) que circula no sangue em energia para as nossas células. Um diagnóstico tardio ou uma Diabetes mal controlada potencia ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, problemas nos rins, nos olhos, nos nervos, e úlceras nos pés devido a sensibilidade diminuída que podem resultar em amputações.

Os fatores de risco que deve ter em atenção:

– Idade (com o avançar da idade o risco de desenvolver diabetes aumenta);

– Familiares diretos com Diabetes (pais, tios, avós, irmãos);

– Perímetro Abdominal ( Homens: acima dos 94 cm; Mulheres: acima dos 80 cm);

– Sedentarismo (falta de atividade física diária alimenta o aparecimento de Diabetes, 30 minutos diários fazem toda a diferença);

– Hipertensão (se faz medicação para a Tensão Arterial Alta);

– Não incluir frutas e legumes nas refeições diárias.

Contudo, é possível prevenir a Diabetes desde já, adotando um estilo de vida saudável e ativo.

Elisabeth Mota

Sou a Elisabeth, apaixonada pela vida, pela felicidade, pelas pessoas e pelos dias solarengos. Para mim não existe uma tendência existem inspirações que facilmente encontro no dia a dia, sejam elas pessoas, objetos ou lugares. Dou mais valor ao estilo próprio e à personalidade de cada um do que aos padrões que a moda dita. A vida inspira-me todos os dias. É este o meu conceito de moda e estilo e é aquilo que pretendo transmitir!

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.