Valete de Copas DownUnder, sabores da Austrália em Portugal - Valete de Copas
travel-one

DownUnder, sabores da Austrália em Portugal

Experiências únicas nesta pérola escondida em São Bento que é um dos melhores restaurantes de Lisboa.

Ao caminhar pela Rua dos Industriais, perto da Assembleia da República, um toldo acastanhado chama a atenção dos curiosos. A entrada é insuspeita, mas esconde um espaço decorado com bom gosto e letras douradas que anunciam o nome: DownUnder by Justin Jennings.

Pode não parecer, mas este é o primeiro (e único) restaurante australiano de Lisboa, uma celebração da paixão do chef Justin Jennings pelo nosso país e uma viagem gastronómica a sabores pouco vistos em Portugal.

Tivemos a oportunidade de visitar o espaço para experimentar o novo menu e ficámos impressionados pelo cuidado em cada prato, com a apresentação e a execução imaculadas a pedirem uma apreciação especial dos olhos e do palato durante toda a refeição.

Para começar, o trio de presuntos e o couvert de azeite com vinagre balsâmico, que inclui também uma excelente pasta de azeitonas, deixou-nos de olhos abertos e com a curiosidade em alta antes das entradas.

A conselho da chefe de sala – e esposa portuguesa do chef – experimentámos primeiro a pannacotta de ervilhas com miolo de sapateira e sorbet de manga picante, e o crocodilo panado, que nos deixaram absolutamente boquiabertos. A combinação de sabores, a apresentação e o equilíbrio perfeito de elementos fizeram-nos subir as expectativas para o resto da refeição, e nunca ficámos desiludidos.

A barriga de porco cozinhada a baixa temperatura e o tártaro de canguru com gema de ovo e caviar também roçaram a perfeição, com a delicadeza da carne de porco e o sabor fumado do canguru a ficarem na memória.

Para pratos principais, optámos mais uma vez pelas escolhas aconselhadas: um excelente peito de pato com puré de batata-doce e doce de figo, e um pouco visto prato de marisco. Caranguejo de casca mole, molho Singapura, bok choy e arroz aromático de lima combinam-se numa dança de sabores só aconselhada aos fãs de comida picante. Felizmente, nós gostamos de sentir a língua a queimar!

Apesar de terem ficado de fora da nossa refeição, há bife de canguru, bife da vazia australiano e t-bone de 375 gramas numa nova ementa onde os ingredientes e os sabores portugueses casam ainda melhor com os australianos... até porque alguns visitantes menos aventureiros ficavam à porta quando ouviam falar no canguru e no crocodilo.



Para fechar a refeição com chave de ouro, nada melhor do que a sobremesa mais famosa da casa: a pavlova australiana com curd de maracujá e morangos, uma nuvem macia com cobertura crocante e um jogo entre doce e ácido que mostra o génio do chef.

No final, a conta também foi uma surpresa pela positiva. Os pratos estão perfeitamente dentro da média lisboeta, mas com uma qualidade que nos faz perguntar como é possível tanta genialidade custar este preço.

Ás: Numa palavra, tudo. A qualidade e a apresentação dos pratos são imaculadas, a simpatia dos funcionários é constante, os preços são justos e o menu é variado e entusiasmante.

Duque: Podemos apenas mencionar como ponto negativo o picante no prato principal de caranguejo de casca mole, que será demasiado para a maioria das bocas.


Mais informações:
DownUnder by Justin Jennings
Rua dos Industriais, 19/21, São Bento
1200-685, Lisboa
Contacto: 214 012 967/918689179 (aceita reservas)
Horário: De segunda-feira a sábado, das 12h00 às 23h00; Encerrado ao domingo.
Página do Facebook: Downunder by Justin Jennings
Website: http://downunder.pt/

A. M.

Um amante incondicional de comida (desde que seja boa) e de várias tecnologias. Comer, beber e jogar são os três bens essenciais para viver, com algumas viagens pelo meio. Nos tempos livres, gosto também de dar asas à minha paixão pelas duas e quatro rodas.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.