Valete de Copas El Argento: sabores argentinos no Porto - Valete de Copas
travel-one

El Argento: sabores argentinos no Porto

Um espaço temático que faz sentir a Argentina bem de perto e ainda permite levá-la connosco.

Entrar no El Argento é deixarmo-nos levar para outro continente. Tudo neste espaço é fiel aos sabores e tradições argentinas. Desde a comida e bebida que oferece, aos motivos decorativos, passando pelo atendimento na língua nativa, ou pelos produtos regionais que tem para venda, nada é adulterado.

A essência da gastronomia do país do tango faz-se aqui representar por marcantes iguarias locais. As empanadas, os alfajores e os vinhos típicos foram os escolhidos para dar forma e vida à casa.




Sem conhecermos o Belos Aires, restaurante dos mesmos proprietários que já marca presença na Invicta há algum tempo, fomos experimentar esta petisqueira que abriu mais recentemente na Rua das Taipas, nº 4.

Tratando-se de um conceito de comida rápida, o espaço não precisa de ser muito grande, sendo que no piso da entrada tem apenas alguns lugares sentados nos pequenos balcões que apresenta. A sensação que se tem ao entrar passa mais pelo "pegar e levar" do que pelo "sentar e ficar". Uma espécie de Empanadaria "Take Away".

O espírito é claramente o do petiscar, não se mostrando o local mais interessante para grandes refeições principais, uma vez que se torna um pouco limitado nas opções disponíveis para acompanhar as empanadas. O ambiente é descontraído e o simpático atendimento foi um dos aspectos mais apreciados. A relação preço-qualidade mostra-se perfeitamente ajustada.




Para entrada pedimos uns pimentos em azeite e alho e um escabeche de beringela que agradaram bastante. São servidos em latinhas de conserva que lhes confere uma apresentação bem gira.

As empanadas dividem-se entre 11 variedades e acompanham com 3 molhos distintos. Das 6 provadas, sobressaíram claramente a de frango picante, a fugazeta de provolone com oregãos e a de carne picante. A caprese também se mostra saborosa, já a de espinafres, ricota e nozes não conseguiu convencer.




A sobremesa foi o ponto mais curioso da refeição. Tinhamos três opções doces, mas considerando a data de tempo que já aguardava por conhecer alfajores, não haviam dúvidas na escolha.

Depois de questionada e devidamente explicada a diferença entre o alfajore de maizena e o Havanna (o primeiro é feito no restaurante e o segundo é de "caixa"!), escolhemos o caseiro e curiosos ficamos a olhar para aquele biscoito duplo tão perfeito e imaculado, recheado com o típico dulche de leche.

De aspecto bem firme e denso, ao partir demonstra leveza. Contudo, ao provar mostra-se realmente leve mas demasiado seco, ainda que saboroso. No final das contas, não conquistou. Pensativa fiquei em relação à chocotorta que terá de aguardar por uma próxima visita.



Dentro do conceito de um simples petiscar à moda argentina, o El Argento é perfeito para um lanche de fim de tarde, em que a intenção seja descontrair depois de um dia de trabalho ou finalizar em grande um passeio pela cidade. Pois saborear uma fresca empanada acompanhada de um copo de vinho ao som da língua original tem, de facto, outra dimensão.

Ás: Qualidade das Empanadas; Atendimento. 

Duque: Poucas opções de acompanhamentos.


Mais Informações:
El Argento
Rua das Taipas, 4
4050-452 Porto
Contactos: 22 205 80 36
Página no Facebook: El Argento

Susana Ferreira

Coração de foodie alimentado por uma imensa curiosidade. O meu! Não consigo ver no ato de comer a satisfação de uma mera necessidade fisiológica, mas antes um dos mais essenciais momentos de felicidade. Detesto comer mal mas não sou esquisita, e perco-me por comida autêntica e bonita, que prefiro cozinhar para os outros. Dos lugares, volto sempre aos que me surpreendem e alimentam também a alma. Dos momentos, desfolhar um livro de comida, conhecer um ingrediente novo ou encantar-me por sabores de outras paragens, é quanto basta para serem felizes. Cozinhar, Comer, Viajar, Aprender e Partilhar são os verbos que me preenchem. Assim como Barcelona, queijos, fruta, alta pastelaria, bom sushi e genuínos sabores italianos.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.