Valete de Copas Kampai (Lisboa): Japão e Açores unidos à mesa - Valete de Copas
travel-one

Kampai (Lisboa): Japão e Açores unidos à mesa

Aqui o melhor peixe açoriano é a matéria-prima de pratos tradicionais japoneses que alegram o paladar.

A comida japonesa, especialmente o sushi, está cada vez mais na moda e não faltam espaços com este tipo de oferta. No entanto não são muitos os que têm a excelência e a frescura necessária neste tratamento do delicado peixe. O melhor que já provámos já existia antes de a moda pegar. Chama-se Kampai e mora no 35-37 da Calçada da Estrela, em Lisboa.

O Kampai é um restaurante tradicional japonês inspirado nos Açores e com mão de portugueses. João Soeiro, o chefe de cozinha que com João Pereira (agrónomo) dirige este restaurante, explica-nos que para além de o melhor pescado português ser açoriano, este é também o que mais se assemelha ao que se encontra nas lotas e mercados japoneses. Por isso, para ambos, este “casamento” era óbvio.

Para quem gosta de sushi este é um restaurante que surpreende não só pela frescura do peixe e excelência na forma como é trabalhado, mas também pelos pratos a que os restaurantes japoneses mais comuns não nos habituaram. A lula gigante com ovas de bacalhau, prato chamado Ika Mentaiko, derrete-se na boca enquanto as ovas ligeiramente picantes rebentam numa explosão de sabor. O chicharro picado com alho francês pode estranhar-se ao início, mas é uma verdadeira delícia.

Das entradas, o que mais gostamos de provar das vezes em que visitamos o Kampai, foi provavelmente o pratos de vieiras. Servidas na própria concha, as vieiras vêm tenras e num caldo absolutamente divinal que une sabores da terra e do mar. O pargo laminado sobre gelo, Tai Arai, também é imperdível. Mas lembramos que nem sempre estão disponíveis todos os pratos, uma vez que depende do peixe fresco entregado.



Os mais conhecidos e populares da cozinha japonesa, sushi e sashimi, também não faltam. Podem ser pedido em combinados com múltiplas peças e são do mais fresco e bem trabalhado que já provámos. Aqui reina a simplicidade e o sabor do peixe, sem molhos ou artifícios. Para terminar há ainda bolo de chá verde dos Açores ou gelado de sake.

E não se assuste com a falta de estacionamento da zona, o Kampai tem um acordo com o parque de estacionamento Auto Malpique (Rua São Bento, 9A), basta dizer que vai ao restaurante que eles tratam do resto.

Uma curiosidade: Kampai é a palavra japonesa dita sempre que se faz um brinde (o nosso: “Saúde!” ou “À nossa!”).



Ás: O peixe fresco e os pratos japoneses que vão muito além do sushi e do sashimi.

Duque: A decoração, que já denota precisar de manutenção e renovação. 


Mais informações:
Kampai
Calçada da Estrela, 35-37
1200-661 Lisboa
Telefone: 21 397 12 14
Horários: Das 12h30 às14h30 e das19h30 às 22h30. Todos os dias, exceto terça-feira. 
Página Facebook: Kampai

Créditos Fotos: Imagens Fachada e Sala - Kampai

M. L.

Comunicadora (e tagarela) de nascença e bom garfo desde a idade adulta. Para mim viver, viajar, comer, descobrir e amar são os melhores presentes desta vida. O meu sonho é poder viajar pelo mundo a desvendar os melhores restaurantes, hotéis, esplanadas, bares, praias e a conhecer as pessoas e os spots mais cool.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.