Valete de Copas Lota Ibérica: excelentes tapas e petiscos - Valete de Copas
travel-one

Lota Ibérica: excelentes tapas e petiscos

O melhor da cozinha ibérica e uma perfeita junção de culturas neste restaurante da Póvoa de Varzim.

Com um conceito à partida vencedor, a Lota Ibérica mostra desde logo fazer justiça ao que se propõe oferecer: essencialmente muitas e boas tapas e petiscos, acompanhadas por outras iguarias de peso. A cozinha espanhola, articulada com as nossas influências gastronómicas, exprime-se sem receios, tanto aqui como no irmão mais velho, o Los Ibéricos, situado em Leça da Palmeira.

A localização do espaço é altamente privilegiada. Adjacente à Avenida dos Descobrimentos que percorre a marginal da Póvoa de Varzim, situa-se na zona verde junto ao Forte e bem perto do Casino.

Num volume térreo, envidraçado e amplo, surgem duas zonas. Uma mais central, brindada com um deck de esplanada na frente, e uma segunda com mobiliário algo mais descontraído e relaxado. O bar e a vasta garrafeira completam o ambiente e fazem-se sentir pela forte presença que marcam. 

A decoração é moderna, num estilo bem elegante mas simultaneamente descontraído, onde os tons sóbrios predominam. A ideia é fazer os clientes sentirem-se à vontade, e essa preocupação percebe-se desde logo num atendimento simpático e cuidado.

A lista é extensa. Além das tapas e petiscos, as opções de pratos principais garantem uma excelente refeição aos verdadeiros bons garfos, e contemplam paella de marisco, posta de alcatra ou arroz de lavagante, entre outras maravilhosas sugestões. Ao almoço é possível usufruir de um menu que inclui pão, sopa, sugestão do dia ou 3 tapas, e bebida por 9,90€. Ao serão, um bom e completo jantar pode ficar por 22-25€ por pessoa.

Neste nosso relaxado almoço vieram para a mesa várias iguarias bem tradicionais e simples. Das melhores, quando bem feitas. E asseguro que estas estavam confecionadas a rigor.

 

Os croquetes de novilho com mostarda e o camembert panado com molho de frutos vermelhos abriram, muito bem, a refeição. A tábua de enchidos, que nunca pode faltar, disponibilizava vários tipos deles, desde o presunto ao salame passando pelo chourição.  

Os pimentos padron sempre maravilhosos. Assadinhos no ponto e sem "picar", como eu gosto. O polvo à galega estava perfeito. Fresco, tenro e bem temperado. 

Os montaditos de lombinho de porco com ovo, seguem a mesma linha de qualidade, simples mas bons. Confesso que o camarão ao alho foi um petisco que menos agradou, apenas porque o senti um pouco seco, apesar do excelente aspeto que o acompanhava.

Já os ovos rotos encantaram tanto que nem deu para fotografar, foram rapidamente atacados e evaporaram num ápice. Batata frita fresca, ovos equilibradamente mal passados e aquele presuntinho bom a rematar. Foi só misturar tudo e deixar a magia acontecer.

Das sobremesas até custa falar. Isto porque ao recordá-las a vontade de repetir surge imediatamente. A aparente sobriedade da já famosa tarte de banana, bem deliciosa, com as suas camadas a envolverem-se na proporção certa, fez muito sucesso. 

O mil folhas de doce de ovos com crocante de frutos secos mostrou-se aquela bomba maravilhosa, que faz seguramente as delícias de qualquer apaixonado por sobremesas realmente doces. Apesar de bem forte, pessoalmente, adorei.

A sangria que acompanhou a refeição em nada ficou atrás dos comes. Bons aromas, intensa q.b. e com ótima apresentação. 

Então o que distingue a Lota Ibérica? Claramente, os atributos-base que fazem de um projecto vencedor: qualidade, eficiência e simpatia. Além, naturalmente, da deliciosa e bem selecionada carteira de petiscos, dos pratos principais disponíveis - alguns clássicos com bastante impacto - e das boas e apelativas sobremesas. 

Dentro deste conceito o funcionamento é perfeito, pois tudo tem ótimo aspeto e revela-se excelente quando degustado. É tão mas tão fácil ficar com vontade de voltar que é isso que faremos em breve. Seguramente. 

Ás: O espaço, a simpatia e a qualidade da comida.

Duque: O camarão ao alho.


Mais informações:
Lota Ibérica
Avenida dos Descobrimentos
4490-408 Póvoa de Varzim
Contacto: 252 055 201
Página do Facebook: Lota Ibérica

Susana Ferreira

Coração de foodie alimentado por uma imensa curiosidade. O meu! Não consigo ver no ato de comer a satisfação de uma mera necessidade fisiológica, mas antes um dos mais essenciais momentos de felicidade. Detesto comer mal mas não sou esquisita, e perco-me por comida autêntica e bonita, que prefiro cozinhar para os outros. Dos lugares, volto sempre aos que me surpreendem e alimentam também a alma. Dos momentos, desfolhar um livro de comida, conhecer um ingrediente novo ou encantar-me por sabores de outras paragens, é quanto basta para serem felizes. Cozinhar, Comer, Viajar, Aprender e Partilhar são os verbos que me preenchem. Assim como Barcelona, queijos, fruta, alta pastelaria, bom sushi e genuínos sabores italianos.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.