Valete de Copas Mercados de Natal a conhecer na Europa - Valete de Copas
travel-one

Mercados de Natal a conhecer na Europa

Aproveitando a quadra natalícia, há algumas cidades europeias que merecem visita nesta altura.

Estamos em dezembro. É tempo de magia, luzes, tradição e de visitar os famosos mercados de Natal. Por toda a Europa, cada vez mais as grandes cidades, mas também pequenas localidades, competem entre si para se posicionarem como um dos melhores mercados natalícios europeus. Esta é, por isso mesmo, uma oportunidade para viajar e descobrir outros hábitos e tradições de cidades do Velho Continente nesta altura do ano. Eis alguns destinos a ter em conta.

Zagreb, Croácia

Imagens © DR

Pela segunda vez consecutiva considerado o melhor mercado de Natal, pelo prestigiado site European Best Destinations, a capital da Croácia é uma das cidades mais importantes no turismo do país, conhecida pelo seu lado idílico e pelos parques temáticos nas ruas. Desde canções e danças locais à prova de iguarias tradicionais, há várias atividades. Sem dúvida, uma oportunidade única de aproveitar um país com muita cultura por descobrir.


Leipzig, Alemanha

Imagens © DR

Estima-se que a primeira edição ocorreu no ano de 1458. É um dos mais antigos mercados de Natal de que há memória e também um dos maiores da Alemanha. Com mais de 250 barracas com todo o tipo de ofertas, destacam-se as inúmeras delícias culinárias e o mercado medieval. Fica dividido em seis áreas por todo o centro histórico da cidade, criando deste modo um harmonioso e contagiante ambiente natalício por todo o lado.


Colmar, França

Imagens © DR

Há 17 anos que a magia do Natal pode ser vivida na sua forma mais pura na cidade de Colmar, com a festa a perdurar por seis semanas seguidas. Existem 5 mercados por toda a cidade e cada um tem características diferentes: iguarias tradicionais, produtos fabricados por locais, mercados de artesanato, antiguidades e ainda o espaço das crianças, onde se pode visitar o Pai Natal e pedir os seus desejos. Situado na zona da Alsácia, em França, este mercado de Natal figura cada vez mais nas escolhas dos turistas.


Viena, Áustria

 

Imagens © DR

A cidade dispensa apresentações. Por si só, a capital da Áustria é um motivo muito forte para visitarmos, pela sua riqueza histórica, monumentos e cultura. Viena soube juntar a neve e a cidade num ambiente mágico, onde as suas praças se transformam num mercado de Natal. Workshops para crianças, gastronomia e o típico vinho quente, presentes de Natal, decorações, são algumas das atrações. E estando em Viena, porque não assistir a um concerto tradicional?


Estrasburgo, França

 

Imagens © DR

Realiza-se desde 1570, já venceu por duas vezes o prémio de melhor Mercado de Natal (2014 e 2015) e é um dos destinos clássicos da quadra. Cerca de 300 chalés de madeira erguem-se por toda a cidade, divididos por onze aldeias temáticas, sendo que o principal fica na “Place de la Cathédral” e oferece artesanato, decorações e especialidades sazonais. Quem visita esta magnífica cidade procura conhecer a generosidade e tradição do povo e experimenta o vin chaud (vinho quente), biscoitos bredele e também choucroute (couves em vinagre).


Riga, Letónia

 

Imagens © DR

Embora mais pequeno do que os anteriores, este mercado assemelha-se a um conto de fadas. Situado na praça principal, no centro histórico da cidade (património da UNESCO), as suas principais matérias provêm do artesanato local. Castiçais esculpidos em madeira, velas e artigos de malha podem ser adquiridos nas barraquinhas. Como não podia deixar de ser, as iguarias locais como as carnes fumadas e o mel letão fazem parte das principais vendas.

Sibiu, Roménia

 

Imagens © DR

Situado entre 3 cordilheiras na Transilvânia, o mercado de Natal de Sibiu, no centro histórico da cidade, é provavelmente dos menos conhecidos, mas é um dos mais fantásticos e autênticos. Com parques infantis e espaço para patinagem no gelo, detém também pontos de venda de cerâmica, peles e brinquedos de madeira. É grande a probabilidade de ser decorada com o manto branco de neve, juntando isso a um concerto de gospel e espetáculo de luzes. Uma imagem perfeita de um ambiente natalício tradicional.

Em Portugal, a moda dos mercados natalícios também começa a chegar a vários pontos do país, com Porto e Lisboa a destacarem-se com diversas ofertas. Em dezembro teremos nas duas cidades mais de 25 espaços que promoverão produtos de artesanato, gastronomia, cultura e animação infantil.

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.