Valete de Copas O mar chega à mesa na Cataplana da Gina - Valete de Copas
travel-one

O mar chega à mesa na Cataplana da Gina

Encontrámos uma boa surpresa em Campo de Ourique para quem gosta de marisco.

Não faltam restaurantes para comer marisco hoje em dia, mas encontrar boa qualidade a preços interessantes e com um menu variado continua a não ser assim tão fácil. Depois de alguma pesquisa, fomos experimentar uma pérola relativamente escondida em Campo de Ourique: a Cataplana da Gina.

O aspeto exterior e a disposição do primeiro piso podem sugerir que esta é uma típica tasca lisboeta, com balcão comprido e um enorme presunto em exposição, mas descendo as escadas para o piso mais baixo, entramos num novo mundo. A sala de jantar é surpreendentemente requintada, com um serviço à altura, incluindo babetes de pano para proteger os clientes dos salpicos.

Na Cataplana da Gina existe muita escolha e não faltam os bifes, vários pratos de porco, costeletas de cabrito, coelho e até uma grelhada mista de carnes, mas o marisco é o verdadeiro rei. Quer prefira o que está no tanque ou o peixe e marisco do dia, aqui a qualidade está garantida, principalmente se escolher a especialidade da casa: as cataplanas.

O famoso prato cozinhado num tacho de alumínio está disponível em sete versões diferentes para duas pessoas. Todas incluem natas a pedido do cliente e o difícil é escolher entre o arroz, as batatas e a massa, e os vários tipos de marisco, carne e peixe, que incluem bacalhau, tamboril, porco, coelho, lagosta, camarão tigre, gambas, amêijoas e mexilhão.

Nós escolhemos a cataplana de frutos do mar com arroz, camarão tigre médio, rabos de lagosta, tamboril, amêijoas e gambas, e ficámos rendidos ao sabor e à enorme dose servida, que é mais do que suficiente para duas pessoas com estômagos bastante grandes.

As entradas são as esperadas, mas destaca-se a qualidade dos croquetes e dos rissóis. Para a sobremesa, a nossa escolha foi o leite creme queimado na hora, uma verdadeira delícia ideal para acabar em grande a refeição quando já não há espaço para mais.

O preço pode ser ligeiramente acima da média, mas a qualidade do marisco justifica a visita a um espaço que não é particularmente famoso entre os lisboetas, mas que é uma bela pérola para os apreciadores de boa comida.


Imagens © Cataplana da Gina

Ás: Marisco fresco, atendimento excelente e muita variedade de escolha na carta, com doses muito generosas.

Duque: O aspeto exterior não é tão atraente como a sala de jantar no interior e os preços das cataplanas são um pouco altos.


Mais informações:
Cataplana da Gina
Rua Ferreira Borges, 193 A
Campo de Ourique, 1350-131 Lisboa
Telefone: 21 386 52 69
Horário: De terça a quinta-feira, das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 00h00; Encerrado à segunda-feira.
Página no Facebook: Cataplana da Gina

A. M.

Um amante incondicional de comida (desde que seja boa) e de várias tecnologias. Comer, beber e jogar são os três bens essenciais para viver, com algumas viagens pelo meio. Nos tempos livres, gosto também de dar asas à minha paixão pelas duas e quatro rodas.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.