Valete de Copas O que fazer antes de escolher o destino de férias - Valete de Copas
travel-one

O que fazer antes de escolher o destino de férias

Passos importantes para se conseguir planear e fazer uma aposta certeira.

Férias. Aquele momento em que, ao fim de vários meses, temos finalmente a oportunidade de relaxar, esquecer o trabalho e realizar atividades de que gostamos nesse tempo livre. Antes de fazer as malas, quem opta por ir para fora passa por um processo essencial: a escolha do local onde vai viver dias descontraídos e sorridentes.

Para muitos, o exercício repete-se de ano para ano. Chega uma altura em que não sai do pensamento: qual o destino de férias deste ano? Há que estar preparado para analisar diferentes variáveis e precaver todo o tipo de limitações, sejam elas de ordem financeira, de tempo ou do próprio calendário. Estas dicas em baixo podem ajudá-lo a fazer uma escolha certeira.

Com ou sem companhia
Viajar sozinho ou acompanhado? Enquanto a primeira dá maior independência e flexibilidade na escolha, a segunda opção traz algumas vantagens como a repartição de custos, atividades em conjunto e partilha de bons momentos em família ou entre amigos. Também é bom relembrar que o melhor método é negociar entre todos os intervenientes para que todos fiquem satisfeitos. Quando se viaja com crianças é importante escolher um destino com atividades para elas também.

Definir um orçamento
Confirmado o número de pessoas, é necessário definir o valor máximo para gastar. O valor já deve incluir as despesas em transportes, viagens, estadia, refeições e compras de souvenirs. Deve ser feita uma avaliação rigorosa, que irá influenciar o destino escolhido.

Tipo de férias pretendido
Descansar numa solarenga estância balnear, optar por um destino de neve ou viajar em busca de enriquecer o conhecimento cultural são algumas das opções mais recorrentes. Qualquer que seja o destino, o importante é recarregar baterias na pausa laboral e tirar o máximo de contentamento.

Época do ano
Consoante a escolha é importante definir a época do ano e as datas para o tipo de férias pretendido. Se o destino for neve provavelmente convém apontar as férias para um período de outono ou inverno. Se a praia for o objetivo, a época aconselhável será o final de primavera e verão.

Clima, gastronomia e idioma
Importa recolher informações sobre o possível destino. Saber se o clima é favorável às férias desejadas e se temos espírito aberto para experimentar diferentes comidas (sobretudo se viajarmos para um destino fora de Portugal). Além disso, a questão do idioma, embora não seja uma grande barreira, pode ser frustrante para alguns viajantes, caso não consigam comunicar localmente.

Escolha de hotel ou alojamento
Uma das últimas etapas, mas não menos importante: a estadia. Escolher um quarto de hotel ou um alojamento que mantenha a relação qualidade-preço dentro do nosso orçamento. Ter em conta a localização do mesmo e os pontos de interesse à sua volta.

Adquirir o pack do destino de férias
Graças à Internet, dispomos de várias ferramentas online que nos permitem reservar todo o tipo de serviços. Por outro lado, há várias agências de viagens que também nos podem ajudar. Podemos apostar na pesquisa online e encontrar packs promocionais com vantagem no preço. Se a opção for delegar o planeamento das férias para profissionais, com acompanhamento do início ao fim, a ajuda do agente de viagens é a solução mais aconselhada.

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.