Valete de Copas O quinteto português que tem 2 estrelas Michelin - Valete de Copas
travel-one

O quinteto português que tem 2 estrelas Michelin

Apenas 5 restaurantes nacionais repetiram a prestigiada distinção. Saiba quais e onde os pode encontrar.

O Guia Michelin foi publicado pela primeira vez em 1900. A ideia foi lançada por André Michelin, conhecido fundador da fábrica de pneus Michelin. Na época, o objetivo do empresário passava por promover a atividade turística junto do mercado automobilístico. Mais de um século depois, o sucesso foi tal que este é hoje um guia de referência mundial, religiosamente seguido e reconhecido por milhões de pessoas.

Com novas edições a surgirem todos os anos, esta publicação identifica os melhores restaurantes em todo o Mundo, atribuindo-lhes uma classificação que pode chegar até às 3 estrelas. Há 21 restaurantes portugueses a figurarem nesta lista de premiados, sendo que apenas 5 contam com duas estrelas (ainda não temos por cá nenhum espaço com 3 estrelas). Fique a conhecer melhor este “quinteto fantástico”, especialista em criar sabores "de outro mundo".

Vila Joya - Albufeira
Liderado pelo Chef Dieter Koshina, o restaurante “Vila Joya” ganhou a sua segunda estrela em 1999, quatro anos depois da primeira, e desde então mantém o estatuto de um dos 50 melhores restaurantes do mundo. Situado em Albufeira, a cozinha do “Vila Joya” procura combinar produtos locais com técnicas do Norte da Europa. O preço do menu pode variar entre os 110 e os 181 euros, havendo também a possibilidade de experienciar uma refeição junto do Chef austríaco, da sua equipa e das suas criações (preço por pessoa – 225 euros).


Imagens © DR



Imagem © Paulo Barata

Belcanto - Lisboa
Em pleno centro histórico de Lisboa, no Chiado, o “Belcanto” foi renovado em 2012 pelo Chef José Avillez, recebendo a sua primeira estrela Michelin nesse mesmo ano, a segunda chegaria em 2014. Com mais 5 restaurantes, o chef português procura distingui-los na sua cozinha, sendo que o “Belcanto” aposta numa gastronomia de cozinha portuguesa, revisitando um ambiente sofisticado e o romantismo típico do antigo Chiado. A refeição pode custar entre 125 a 165 euros por pessoa.

Imagem © DR


Ocean - Porches (Lagoa)
A par do “Vila Joya”, este restaurante também está no Algarve e, tal como o seu vizinho, tem um austríaco como Chef principal. Trata-se de Hans Neuner, que inaugurou o “Ocean” em 2007, tendo ganho a primeira e segunda estrela Michelin em 2009 e 2011, respetivamente. Com uma fantástica vista panorâmica sobre o mar, o Chef Hans dá enfâse aos produtos marinhos e aos pratos que estejam nas receitas populares do Algarve. Os valores rondam os 95 a 175 euros por pessoas.


Imagens © DR


Il Gallo d’Oro - Funchal (Madeira)
“Il Gallo d’Oro” é o restaurante gourmet do hotel 5 estrelas “The Cliff Bay”, na cidade do Funchal, na ilha da Madeira. Desde 2004 que o Chef Benoît Sinthon tomou as rédeas da cozinha apostando numa cozinha mediterrânica e ibérica, utilizando produtos regionais e iguarias de grande qualidade de outras regiões da Península Ibérica. O restaurante foi galardoado com a primeira estrela em 2009 e voltou a ser premiados em 2017. Os sabores frescos e aromáticos podem ser degustados com preços entre 96 e 130 euros.


Imagens © DR


The Yeatman - Vila Nova de Gaia
O restaurante do hotel “The Yeatman”, em Vila Nova de Gaia, tem a seu favor a fantástica vista sobre o Rio Douro e para o Centro Histórico do Porto. Liderado desde 2010 pelo Chef Ricardo Costa, um dos jovens chefs mais talentosos de Portugal, o espaço alcançou a primeira estrela em 2011 e que recebeu este ano a prestigiosa segunda estrela. Entusiasta da cozinha portuguesa, o chef incutiu o mesmo espírito na sua cozinha, optando por produtos típicos e receitas tradicionais, abordando o contemporâneo com técnicas inovadoras. O preço dos menus varia entre os 90 e os 145 euros.

Imagens © DR

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.