Valete de Copas Pizzas Calzone de cogumelos e mozarella - Valete de Copas
travel-one

Pizzas Calzone de cogumelos e mozarella

Há quem lhes chame pizza recheada ou pão-pizza, mas uma coisa é certa: são deliciosas!

Transforme a sua cozinha, por uma noite, numa autêntica pizzaria! Se os amigos gostarem, aproveite e cobre-lhes a oferta do limoncello para acompanhar a refeição!

INGREDIENTES (para 4 pizzas individuais)

Para a massa:
115 ml de água morna
10 gramas de fermento fresco de padeiro
225 gramas de farinha tipo 65 sem fermento
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de azeite

Para o recheio:
1 queijo mozarella fresco
4 colheres de sopa de molho de tomate
1 tomate maduro mas rijo cortado em rodelas finas
4 folhas de manjericão fresco
100 gramas de cogumelos Portobello laminados





PREPARAÇÃO
1.
   Coloque a farinha num recipiente.
2.   Forme uma cavidade no centro e adicione o fermento, o açúcar, o azeite e a água. Misture com os dedos e adicione depois o sal.
3.   Passe a massa para a bancada de cozinha limpa e trabalhe-a, com as mãos, durante cerca de 5 minutos, ou até que esta descole das mãos e da bancada. Evite adicionar mais farinha.
4.   Forme uma bola com a massa e coloque-a num recipiente levemente untado com um pouco de azeite. Tape com película aderente e deixe repousar durante cerca de 30 a 60 minutos, ou até duplicar o volume inicial.
5.   Entretanto, ligue o forno nos 200º.
6.   Divida a massa em quatro porções e estenda cada uma delas até obter um círculo com cerca de 20 cm de diâmetro.
7.   Disponha no centro da massa uma colher de molho de tomate, 2 rodelas de tomate, alguns cogumelos laminados, uma folha de manjericão e um pouco de queijo desfeito com as mãos.
8.   Tape, com metade da massa, de forma a obter uma meia lua, ou uma espécie de rissol gigante.
9.   Feche os bordos fazendo alguma pressão com os dedos ou com um garfo e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
10. Repita o processo para as restantes porções e leve ao forno durante 15 a 20 minutos, até que as pizzas estejam bem douradas e crocantes.

DICAS
Para acelerar o processo de fermentação da massa, aqueça no microondas um recipiente/copo pequeno com cerca de 200 ml de água até ferver. Desligue o microondas e coloque lá dentro o recipiente com a massa, bem tapado.

Rui Ribeiro

Sou inquieto, persistente, guloso, sonhador, estou entre os 10 primeiros lugares no ranking mundial da lambonice e chamo-me Rui. Um Rui que não sobrevive a 24 horas longe dos fogões e que vive em regime de comunhão geral de bens com uma câmara fotográfica que, por sua vez, vive fascinada por  utensílios de cozinha, sejam comprados, oferecidos, ou mesmo "rapinados" das velhas cozinhas das minhas avós. Lavem as mãos, liguem o forno e sejam bem-vindos a este meu mundo delicioso! 

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.