Valete de Copas Praiamar: onde o peixe e o marisco chamam por nós - Valete de Copas
travel-one

Praiamar: onde o peixe e o marisco chamam por nós

Um espaço de Sesimbra que oferece o bom produto do mar e tem um arroz de marisco com elevada distinção.

Numas férias que nos levaram a Sesimbra, o Praiamar foi um dos restaurantes a conhecer. Acompanhavam-nos algumas referências que a afluência de clientes, própria do nosso querido mês de agosto, condicionou fortemente. O Praiamar era uma das marisqueiras da lista e a possibilidade de almoçar calmamente na esplanada, com o mar na linha de fuga entre os prédios, mostrou-se excelente.

Por lá ficamos e fomos atendidos por gente da terra, que nos agradou principalmente pela atenção e pelo cuidado de saberem aconselhar nos pedidos. A boa comida daquela zona é bem conhecida. O marisco e peixe frescos abundam e a oferta é imensa. Difícil e naturalmente as nossas escolhas do menu se afastariam disso. 

Para entrada veio então um misto de mariscos bem composto e diversificado, onde quase tudo estava no ponto. Para abertura de refeição adequou-se bastante bem aos 6 comensais adultos presentes. À excepção da sapateira, que apesar de fresca e saborosa, tinha elementos no recheio que a beneficiariam pela ausência, tudo estava delicioso.

Dos pratos principais - açorda de camarão, peixe do dia grelhado e arroz de marisco - nada desapontou. A açorda estava no ponto, tanto na cremosidade da textura como no sabor. O peixe grelhado fez a devida justiça à sua frescura. Quanto ao arroz de marisco saltou diretamente para um dos primeiros lugares do pódio dos melhores já provados. Efetivamente respondia a todos os critérios num prato onde por vezes falham alguns. Perfeito no sabor, excelente no ponto de cozedura e irrepreensível na quantidade e na qualidade do recheio.  

Bem sabemos que o marisco nunca é das opções mais baratas, mas considerando a qualidade do que nos foi apresentado, entendo que o valor pago foi justo. Apesar de termos ficado no exterior, as salas do espaço apresentam-se simples mas agradáveis à permanência. As condições físicas são próprias da arquitetura da zona, com as estreitas ruelas ocupadas pelos grelhadores, pelas vitrinas onde o peixe e o marisco chamam por nós, e pelas mesas cheias de gente. O aroma que paira no ar faz o resto, compondo um belo dia de verão. Principalmente quando basta descer a estreita rua para estarmos na praia.

Ás: O Arroz de Marisco.

Duque: A Sapateira.


Mais informações:
Praiamar, Restaurante Marisqueira
Rua Afonso Henriques 16-18
2970-742 Sesimbra
Contacto: 21 223 41 76
Página do Facebook: Restaurante Praiamar

Susana Ferreira

Coração de foodie alimentado por uma imensa curiosidade. O meu! Não consigo ver no ato de comer a satisfação de uma mera necessidade fisiológica, mas antes um dos mais essenciais momentos de felicidade. Detesto comer mal mas não sou esquisita, e perco-me por comida autêntica e bonita, que prefiro cozinhar para os outros. Dos lugares, volto sempre aos que me surpreendem e alimentam também a alma. Dos momentos, desfolhar um livro de comida, conhecer um ingrediente novo ou encantar-me por sabores de outras paragens, é quanto basta para serem felizes. Cozinhar, Comer, Viajar, Aprender e Partilhar são os verbos que me preenchem. Assim como Barcelona, queijos, fruta, alta pastelaria, bom sushi e genuínos sabores italianos.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.