Valete de Copas Puro 4050, experiência estimulante no Porto - Valete de Copas
travel-one

Puro 4050, experiência estimulante no Porto

Um italiano onde o mozzarella se faz rei na companhia de outros petiscos deliciosos e envolventes.

O conceito-base do Puro 4050 é o que nos faz espetar imediatamente as antenas assim que ouvimos falar ou lemos sobre este restaurante que abriu portas na invicta há mais de um ano. Isso e saber que pertence ao grupo do Cantina 32, assumamos! Atributos que valem por si só sem precisarem de mais nada.

Quem não tem curiosidade em conhecer e explorar um mozzarella bar? Ninguém, digo eu. Assim que li estas palavras mágicas tratei de voltar ao Largo São Domingos e captar as novidades, uma vez que esta renascida e vivíssima zona do Porto não consegue parar de nos surpreender.    

A marca faz-se representar por um escaravelho que me parece encaixar tão bem no ambiente algo soturno que encarna e reflete. O edifício antigo recebe alguns espaços onde o carácter sombrio, mas altamente intimista, se destaca e se conjuga na medida certa com aquela boa energia também reforçada pelo atendimento descontraído e muito cuidado.

Do bar, onde os frascos do mozzarella orgulhosamente se exibem, é possível aceder à sala que termina num pátio interior encerrado por fachadas contíguas carregadas de vida e história. Este pátio, possuidor de uma luz especial, é a minha área favorita. E onde, bem no coração de um Porto cada vez mais turístico, sobressai uma calma e silêncio perfeitos para ótimas refeições.

Da carta destacam-se os vários tipos de mozzarela, petiscos de influência italiana, como as deliciosas foccacias, os imperdíveis (opinião geral) risottos ou pastas, as azeitonas temperadas, os vegetais, as carnes ou as batatas com preparos e sabores bem especiais. Perante um menu tão diversificado e estimulante, a dificuldade reside mesmo numa boa seleção dos itens a degustar. Provar tudo seria o cenário ideal.

Sendo que por lá passei algumas vezes, a foccacia de pizza de cogumelos e o curioso risotto de polvo e castanhas são obrigatórios. Ela para mim, e ele para quem normalmente me acompanha nestas experiências. Confesso que ainda estranho a mistura de sabores deste risotto, servido sempre no ponto de cozedura e cremosidade certos, e que costuma ser imperdível para os outros. 

Na visita mais recente, a especialidade de mozzarela treccia que pousa sobre um bom coppa, enchido tão ao meu gosto, agradou imenso. Assim como a ligeiríssima curgete laminada com mozzarella affumicata, compota de pimentos e pêra cozida. Sugestões tão deliciosas.  

Já as sobremesas ainda não me conquistaram por completo. A tarte de ricota de búfala estava deliciosa e perfeitamente texturada, porém, a enorme quantidade de canela que a cobria acabou por lhe subtrair algum encanto. Assim como o leite creme de limão que desiludiu em várias frentes. Começando pela apresentação e acabando na textura. 

Terei de arriscar deixar-me seduzir por outros doces ainda não experimentados, como o salame de chocolate com amaretti que se cinge sempre ao espaço da minha imaginação. 

O Puro 4050 demarca-se pelo arrojo. No conceito, na decoração e ambiente dos espaços concebidos, na decisão de nos oferecer bons produtos italianos trabalhados e apresentados de uma forma nova e vibrante, totalmente diferente do que temos por cá, no modo como tudo facilmente nos estimula e põe a pedir mais.  

E quando, ao fim de várias visitas continuo a sentir o mesmo - uma permanente e bem sólida vontade de voltar - é muito bom sinal. 

Ás: O ambiente, o espaço, os petiscos e os pratos.

Duque: As sobremesas.


Mais informações:
Puro 4050
Largo São Domingos, 84
4050-545 Porto
Contacto: 22 201 18 52
Página do Facebook: Puro 4050
Website: http://www.puro4050.com/

 

Susana Ferreira

Coração de foodie alimentado por uma imensa curiosidade. O meu! Não consigo ver no ato de comer a satisfação de uma mera necessidade fisiológica, mas antes um dos mais essenciais momentos de felicidade. Detesto comer mal mas não sou esquisita, e perco-me por comida autêntica e bonita, que prefiro cozinhar para os outros. Dos lugares, volto sempre aos que me surpreendem e alimentam também a alma. Dos momentos, desfolhar um livro de comida, conhecer um ingrediente novo ou encantar-me por sabores de outras paragens, é quanto basta para serem felizes. Cozinhar, Comer, Viajar, Aprender e Partilhar são os verbos que me preenchem. Assim como Barcelona, queijos, fruta, alta pastelaria, bom sushi e genuínos sabores italianos.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.