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Relógios desportivos: boas opções a ter em conta

Modelos que pode encontrar no mercado e dicas para escolher o aparelho mais adequado a si.

A escolha do relógio de corrida mais adequado não é fácil. Se é um corredor novato, aconselho a imaginar-se onde estará no prazo de um ano: é preciso pensar quais são as suas ambições na corrida (se quer aumentar a distância, melhorar os tempos, intensificar a quantidade de treinos...). Isto poderá fazer a diferença entre correr com o telemóvel e diferentes aplicativos ou optar por um relógio. No entanto, antes de o comprar, deve ter em atenção alguns aspetos:

– Definir se o aparelho pretendido é um fitness tracker ou um relógio de corrida;

– Considerar o tipo e quantidade de treinos (um relógio adequado para corridas de estrada ou pista pode não ser o indicado para trail ou para corrida em recintos fechados; do mesmo modo, um relógio para quem corre uma a duas vezes por semana poderá ser diferente de quem treina e corre com maior regularidade);

– Caraterísticas desejadas (GPS, multidesportos, medidor da frequência cardíaca no relógio ou com banda, possibilidade de incorporar planos de treino, notificações, com espaço para armazenamento de músicas, sincronização com dispositivos móveis e/ou computador, autonomia da bateria);

– Orçamento disponível (relógios mais baratos poderão não ter GPS, necessitando emparelhamento com o telemóvel para obtenção de dados adicionais).

Apresento alguns modelos, sendo que, pessoalmente, apenas tenho experiência com a Garmin, mas conheço companheiros destas andanças que usam outras marcas, nomeadamente TomTom, Suunto ou Apple, entre outros.

Garmin Forerunner 35

Um interessante relógio de entrada de gama é o Garmin Forerunner 35 (com um preço ligeiramente mais baixo, a versão anterior – Garmin Forerunner 25 – é ainda uma boa escolha). Este relógio tem as funcionalidades básicas necessárias: GPS, ritmo, distância e calorias. A última versão tem a funcionalidade de monitorização da frequência cardíaca (FC) no punho e a autonomia de 13 horas com GPS ativo. Poderá exportar os dados para o aplicativo Garmin Connect, onde terá acesso a algumas estatísticas interessantes.

Polar M200

O Polar M200 tem críticas bastante aceitáveis, tendo em conta uma relação qualidade/preço. Trata-se de um relógio com funcionalidades avançadas para um equipamento com este valor. É um monitorizador de atividade, com sensor de FC incorporado, GPS preciso e recebe notificações básicas quando emparelhado com o telemóvel e permite importar planos de treino. É por isto um relógio interessante para usar durante as 24 horas.

TomTom Spark+ Cardio

O TomTom Spark+ Cardio é a escolha indicada para quem gosta de ouvir música enquanto corre. Tem uma capacidade de armazenamento para cerca de 500 músicas, possibilitando o uso, através de emparelhamento via Bluetooth, com os auscultadores (o que reduz a autonomia da bateria). Monitoriza a distância e a FC, podendo ser usado como monitorizador de atividade (controla o sono) e em corridas na passadeira. A navegação nos menus do relógio é extremamente fácil, com recurso a um botão joystick.

Garmin Forerunner 230

O Garmin Forerunner 230 (versão 235 com FC no punho) é um relógio fácil de usar, mas competitivo. Trata-se do relógio que me é mais familiar, pois é a mais recente versão do que uso (Forerunner 225), pelo que aconselho a uma grande parte daqueles que me pedem recomendação. Em termos de preço, está a meio da tabela, mas vale a pena. Possui um GPS eficiente, mesmo em condições que não são as ideais. Esta última versão já possui algoritmos que aconselham o descanso antes do próximo treino, permitindo a sincronização wireless com telemóveis com sistema operativo Android e iOS e com as aplicações Stava, MapMyFitness e Endomondo. Tem uma autonomia de bateria de 16 horas.

Garmin Fenix

Terminando com os 3 modelos com o preço mais elevado desta lista, começamos pelos Garmin Fenix (versão 5 e versão 3). A última versão possui 3 tamanhos (a versão 3 só tem um tamanho, que pode ser grande para algumas pessoas), dependo do tamanho do punho e uma versão com vidro em safira (ideal para quem risca com facilidade o visor). Possui um altímetro barométrico, uma bússola magnética e um sensor de frequência cardíaca no punho. Permite a monitorização da cadência, do tempo de contato no solo e o salto, além de estimar seu VO2 (volume de oxigénio) máximo. Tem uma autonomia de bateria de 14 horas.

Suunto Ambit3 Vertical

O Suunto Ambit3 Vertical é a escolha indicada para aqueles que para além de corrida se aventuram no monte/montanha. Tem inúmeras especificações adequadas a quem corre em altitudes, apresentando um mapa, vibrando quando há desvios do trajeto desejado. Um eficiente altímetro barométrico verifica a elevação em combinação com um GPS extremamente competente. Apresenta ainda gráficos que permite saber a nossa posição no percurso delineado. Tem uma autonomia de bateria de 15 horas.

Suunto Spartan Sport Wrist HR

Outro Suunto, o Spartan Sport Wrist HR possui uma construção resistente, monitorizando a FC no punho (a versão anterior monitoriza a FC com recurso a banda no peito). Possui monitorização da atividade durante as 24 horas. Apresenta 80 modos de desporto disponíveis, mapeamento, insights de treino e gráficos interessantes. Tem uma autonomia de bateria de 12 horas.

Outros Modelos

Existem ainda outras opções que poderá ter em conta, como Garmin Forerunner 935, Polar V800, TomTom Adventurer, Garmin Vivoactive HR ou o Apple Watch Series 3. A escolha não é fácil, mas em corridas populares também já ouvi quem corre com o seu velhinho relógio Casio ou Timex, que apenas mostras as horas, minutos e segundos, dizer que o que conta mesmo são as pernas, porque os quilómetros percorridos ele sabe bem quantos são!

Abílio Cardoso Teixeira

Marido. Pai. Amigo. (Também) profissional de saúde e corredor amador. Curioso. Máxima profissional: tudo tem uma explicação. Máxima de vida: tudo tem uma explicação!

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