Valete de Copas Restaurante Vista Alegre: primorosa experiência - Valete de Copas
travel-one

Restaurante Vista Alegre: primorosa experiência

O espaço em Ílhavo dá nas vistas, a comida é deliciosa e podemos ainda apreciar as peças desta marca icónica.

Em Portugal, há um restaurante onde a louça está no centro das atenções. A comida também, claro, mas é impossível estar num restaurante da Vista Alegre sem notar que o seu espaço gastronómico é também uma espécie de “showroom”, onde estão a serviço muitas das suas peças mais recentes ou icónicas.

O restaurante faz parte do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, de cinco estrelas, com vista para o rio Boco e Gafanhas. É também aqui que são servidos os pequenos-almoços e, depois, os almoços e jantares. Experimentei um dos menus de degustação, pela noite, com provas de variados pratos. Todos demonstraram criatividade e a utilização de vários produtos da terra.

Em cada prato servido poderá perguntar a que coleção aquela peça pertence... e alguém lhe saberá dizer, para que a possa comprar ali mesmo ao lado, na loja/museu da Vista Alegre, ou encomendar. E porque os olhos também comem, a apresentação de tudo é primorosa. As azeitonas, o pratinho com azeite e vinagre balsâmico e as manteiguinhas, polvilhadas com especiarias.

A carta é bastante diversificada mas posso sugerir alguns dos pratos que provei e outros que me suscitaram interesse no cardápio. Para entradas: as enguias com molho aioli; carpaccio de novilho, flor de sal e queijo da ilha; ou o queijo gratinado em massa folhada, com mel e ligações de frutos secos.  

No tempo mais frio as sopas caem sempre bem, como o creme de legumes, sopa de peixe e marisco com aroma a mar, ou o creme aveludado de castanhas com salteado de cogumelos. Há saladas, omoletes, pastas e risotos (como apreciadora de risotto, fiquei de olho no que tem gambas e vieiras com perfume de coentros) e menu infantil.

No peixe, experimentei o Abraço de robalinho sobre brandade de bacalhau e, nas carnes, provei a Bochecha de vitela confitada em 10 horas (!!) sobre migada de batata e alheira.

Nas sobremesas, saltou à vista o Arroz doce revisitado - assim como o mil-folhas de ovos moles! Provei o arroz doce, apresentado de forma criativa e  com sabores muito apurados.  Uma forma deliciosa de terminar uma refeição excelente.

Saiba mais sobre o hotel e o restaurante Vista Alegre no Viaje Comigo aqui e aqui.

Ás: A comida é de facto muito boa.

Duque: Nenhuma crítica negativa a registar.

Imagens © Viaje Comigo


Mais informações
Lugar da Vista Alegre, Vista Alegre,
Ílhavo, Aveiro
Contacto: 234 241 630
Website: http://www.hotelmontebelovistaalegre.pt/
Email: montebelovistaalegre@montebelohotels.com

Susana Ribeiro

Sou a Susana e as viagens são a minha vida. Criei o Viaje Comigo (www.viajecomigo.com) para partilhar, com todos, dicas, guias e sugestões de viagens, por Portugal e pelo mundo fora. Também aqui, no Valete de Copas, vou deixar muitas propostas para que tenham sempre ideias para passear. Vamos viajar?

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.