Valete de Copas Salitre Restaurante - Vila do Conde - Valete de Copas
travel-one

Salitre Restaurante - Vila do Conde

Uma vista privilegiada para o mar e um manjar para apreciadores de peixe fresco.

É raro o dia em que não aparece algures no feed das redes sociais um novo restaurante ou espaço catita que devemos conhecer. Todos os dias nascem (e morrem) dezenas de espaços em Lisboa e no Porto, a febre dos foodies que gostam de tudo e de nada veio mesmo para ficar e a restauração tem que responder a esta vontade à velocidade que passam as modas. Mas há lugares que permanecem inalterados e mesmo fora das luzes da ribalta conseguem surpreender e deslumbrar a cada visita.

Quando se alia bom peixe, bom atendimento e uma vista deslumbrante sobre uma praia frequentada por mais pescadores do que banhistas é como se de meditação se tratasse, revigora o corpo e a alma. Falo do Salitre Restaurante, em Vila Chã. Não pensem no verdadeiro significado de salitre, não irei recomendar um restaurante com paredes degradadas e pequenos cristais brancos por todo lado.

Mas também não pensem num restaurante com uma decoração de cortar a respiração e pratos repletos de foodstyling. Pensem em peixe fresquíssimo e um copo de vinho branco gelado. Consegui convencer?



A carta é extensa em opções de peixe e bastante curta no que toca a carne, apenas alguns bifes especiais que são completamente dispensáveis (mas que têm que existir). Quem procura Vila Chã não procura carne mas grandes douradas, robalos, solha e mais uns quantos peixes suculentos. A junção desses peixes num prato resulta num misto de peixes com amêijoas à bolhão pato que são de comer e desejar por mais.

Mas antes disso temos ainda a afamada sopa de peixe com uma boa dose de coentros picados, a lembrar o sul. Quem não vai em misturas que fique pela cataplana de robalo que fica bem. E a julgar pelas quantidades duvido que alguém fique mal servido. Para finalizar um doce é sempre boa opção e no que a estes diz respeito fico-me pelo cheesecake de citrinos, a cereja no topo do peixe, ou devo dizer, do bolo.

É boa escolha de verão ou inverno mas sem dúvida que a vista sobre a praia merece ser aproveitada num dia solarengo.

Às: O peixe fresco, a vista e a carta de vinhos.

Duque: O tempo de espera e os acessos.


Mais informações:
Salitre Restaurante
Avenida dos Banhos, 10
4485-691 Vila Chã, Vila do Conde
Telefone: 22 928 29 18
Página Facebook: Salitre Restaurante

Joana Ventura

Joana, foodie de coração, engenheira de profissão. Apaixonada por restaurantes, viagens, boa comida e bons vinhos. Capaz de divagar horas entre livros, artigos, panelas, pratos e fotografias. Acredito que a vida deve ser aproveitada da melhor maneira e na melhor companhia, de preferência à volta de uma mesa com os melhores petiscos. Gosto de Portugal, das nossas tradições e cozinha, gosto do nosso vinho do Douro, dos queijos e das cerejas; s​ou transmontana, não há como negar.

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.