Valete de Copas Um passeio no Comboio Histórico do Vouga - Valete de Copas
travel-one

Um passeio no Comboio Histórico do Vouga

Uma viagem diferente, entre Aveiro e Águeda, que inclui carruagens antigas, teatro e visita a um museu.

Todos os sábados, até dia 30 de setembro, a Linha do Vouga recebe a passagem do Comboio Histórico. É uma viagem ao passado, dentro de carruagens de madeira, do início do século XX, e com uma locomotiva diesel de 1964. A viagem começa em Aveiro e vai passar por Macinhata do Vouga e Águeda. Pelo meio, há animação de um grupo de cantares tradicionais, prova de doces de Águeda e há espumante da Bairrada também para experimentar. 

As três carruagens de madeira são todas diferentes: uma é de 1908, fabricada na Bélgica, outra de 1925, feita na Alemanha e a terceira é de Portugal e foi construída, em 1923, pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas da cidade do Porto.

Em Macinhata do Vouga, a paragem é suficiente para o grupo de passageiros do comboio fazer uma visita ao Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Macinhata do Vouga (ver mais aqui). Quando aqui está o comboio histórico - ou seja, todos os sábados até 30 de setembro - há também uma encenação, do que era a vida nas estações de comboio no início do século XX. A encenação é feita pelo TEMA – Teatro Espontâneo de Macinhata do Vouga, que mostra os destinos das classes mais altas e mais baixas. Uns usavam o comboio como transporte para irem ao médico, por exemplo, outros iam a banhos na Granja, uma estância balnear mais usada pelos endinheirados da época.

Este núcleo do Museu Ferroviário tem inúmeras composições antigas para ficar a conhecer: locomotivas entre 1886 e 1925, automotoras e carruagens, entre outras transportadoras curiosas como uma Ambulância Postal, que funcionava para a distribuição dos Correios.

Depois desta paragem e do conhecimento que adquirimos no museu, de forma divertida, partimos em direção a Águeda. Chegados à estação é possível, andando uns 10 minutos a pés, estarmos no centro da cidade. Pode aproveitar para fazer um lanche e passear. A cidade acolhe também, até 30 de setembro, o Umbrella Sky Project, iniciativa que coloriu uma das principais ruas do centro. O projeto já alastrou para outras ruas e há mais arte urbana a decorar e colorir vários locais.

Depois da paragem e passeio em Águeda é altura de voltar ao comboio histórico, na viagem de volta a Aveiro, fazendo-nos de novo à Linha do Vouga.

Imagens © Viaje Comigo

Mais informações sobre o Comboio Histórico do Vouga e o Umbrella Sky Project no Viaje Comigo.

Susana Ribeiro

Sou a Susana e as viagens são a minha vida. Criei o Viaje Comigo (www.viajecomigo.com) para partilhar, com todos, dicas, guias e sugestões de viagens, por Portugal e pelo mundo fora. Também aqui, no Valete de Copas, vou deixar muitas propostas para que tenham sempre ideias para passear. Vamos viajar?

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.