Valete de Copas Uma “visão” de um futuro cada vez mais presente - Valete de Copas
travel-one

Uma “visão” de um futuro cada vez mais presente

Microsoft Hololens junta tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada para uma experiência inovadora.

Os filmes de ficção há muito que vêm acertando em algumas das mais recentes inovações tecnológicas no nosso presente. Claro que ainda não temos carros voadores nas nossas cidades ou assistentes pessoais robotizados para cada um de nós, mas não nos podemos queixar do ritmo a que a nossa tecnologia evolui.

Para alguns, aquilo que vos trago não é de todo uma novidade mas a acessibilidade a este pequeno pedaço de evolução pode estar a mudar. Falo-vos do Microsoft Hololens. Parecem-se com uns óculos de realidade virtual, que estão tanto na moda, mas estes estão um ligeiro passo à frente.

Imagem © Microsoft

Os óculos VR que fazem agora parte do nosso quotidiano têm como principal função o entretenimento, muitas vezes associados a consolas de jogos ou à visualização de vídeos e convenhamos que servem muito bem para o propósito. Um dos últimos exemplos que partilharam comigo aplicava esta tecnologia em centros de saúde no Brasil para acalmar as crianças mais pequenas na altura de tomar uma vacina.

Tecnologia na sua melhor função!

Também a Google tentou lançar uns óculos à semelhança destes. Mais discretos e para serem utilizados diariamente. No papel, a ideia era perfeita! Quem não gostaria de aceder às redes socias, às nossas mensagens ou até mesmo realizar videochamadas sem precisar de um smartphone?

Imagem © Google

Em 2014, os Google Glass foram lançados ao público mas devido a várias criticas em relação à privacidade e à segurança a produção acabou por ser terminada. A verdade é que esta visão não virou moda… A segunda tentativa da Google e dos seus óculos está agora mais focada na indústria e na forma como estes podem ajudar trabalhadores a serem mais eficazes e produtivos (isto se o acesso ao Facebook estiver bloqueado!)

Mas… afinal, qual a diferença entre estes últimos exemplos e o Microsoft Hololens? Na realidade são todos diferentes e com funções distintas. A principal característica diferenciadora prende-se com o facto de o Hololens estar equipado com o que se chama Realidade Mista.

O que é a Realidade Mista?

Podemos considerar a Realidade Mista como o melhor das duas outras Realidades, a Aumentada e a Virtual. A Aumentada corresponde à inserção de informação e objetos virtuais em locais predefinidos. A virtual é a que estamos mais habituados, como o exemplo da PlayStation VR, onde entramos num mundo 3D assim que colocamos os óculos.

A Realidade Mista é, como o nome indica, um misto das duas. O Hololens permite ver o mundo real em que estamos inseridos e interagir com objetos virtuais sendo possível a sua manipulação.

São apenas alguns exemplos. Para muitos, o potencial é infinito e só ainda levantamos o canto do véu. Depois disto, parece-me que a discussão dos smartphones e tablets nas aulas vai passar para segundo plano e, talvez, a pergunta a colocar não é se devemos adotar mas sim quando. Muitas vezes vista como o bicho papão, a tecnologia e a inovação tendem a ter as costas largas. No entanto, se usadas com consciência, podem ser a chave para abertura de portas que não julgávamos sequer existir.

David Miranda

Pai, Marido, Amigo, Profissional. Por esta mesma ordem! Pensador e empreendedor por natureza, tem uma sede insaciável por construir e ver crescer tudo o que possa "simplesmente" ser inovador. Formado em Arquitetura, profissional na área do Marketing Digital e amante incondicional do desporto rei, é no seu blog Duas para Um que consegue exprimir e partilhar com o mundo tudo o que lhe vai na alma, principalmente todo o amor que tem para dar a quem considera ser o seu pilar, a sua família. Um clássico Homem dos 7 ofícios, que a única coisa que teme, é parar...

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.