Valete de Copas Xbox One X: a nova consola da Microsoft chegou - Valete de Copas
travel-one

Xbox One X: a nova consola da Microsoft chegou

Novidade da marca é lançada esta terça-feira e as suas características têm impressionado a crítica.

Chegou o dia esperado por muitos fãs da Xbox. A nova e poderosa consola da marca detida pela Microsoft é lançada esta terça-feira, dia 7 de novembro, no mercado e é grande a curiosidade em tomar contacto com as potencialidades da Xbox One X. Previamente conhecida como Project Scorpio, a consola foi anunciada em abril deste ano e as suas especificações levaram de imediato a comparações com a PlayStation 4 Pro, lançada em finais de 2016. A conclusão geral é a de que estamos na presença de uma consola mais rápida e com melhores grafismos do que a concorrente da Sony.

Imagem © DR

Em Portugal, a PlayStation tem tido um maior impacto que a Xbox, possuindo uma muito maior comunidade de jogadores. Mas este diferencial não acontece em todos os países e há mesmo mercados em que a Microsoft domina, sendo que, arrisco em dizer, a Sony terá de trabalhar imenso para rivalizar com o poderio da nova consola. Aquando do seu lançamento, a PlayStation 4 Pro sempre foi vista como um upgrade da PS4, apresentando especificações melhoradas e compatibilidade com as novas televisões 4K. Já a Xbox One X tem sido vista como uma nova consola com retrocampatibilidade para jogos das antecessoras e com características nunca antes vistas.

O CPU Octa-core x86 2,3 GHz da Xbox One X será mais forte que Octa-core Jaguar 2,1 GHz da PS4 Pro, a nível de RAM terá 12 GB GDDR5 contra os 8 GB GDDR5, e o que tem impressionado mais os analistas é a performance a nível de processamento gráfico (GPU), numa diferença que chega a cerca de 30% entre consolas. Quer isto dizer que a consola da Microsoft, além de algumas inovações, será consideravelmente mais rápida e estável.

 

 

Xbox One X

PS4 Pro

CPU

Octa-core x86 2,3 GHz

Octa-core Jaguar 2,1 GHz

GPU

40 núcleos customizados a 1172MHz
6 TFlops

36 núcleos GCN a 911MHz
4,2 TFlops

RAM

12 GB GDDR5

8 GB GDDR5

Largura de banda da memória

326GB/s

218GB/s

Armazenamento

1 TB 2,5"

1 TB 2,5"

Leitor óptico

4K UHD Blu-ray

Blu-ray

A nível de design, o aparelho é ligeiramente mais pequeno que a Xbox One S, mas a estética melhorou bastante, parecendo-se mais uma consola, com plásticos robustos e botões discretos. E verdade seja dita, quadruplicar o poder e manter as mesmas formas é um verdadeiro trabalho de engenharia. A consola usa solução térmica sofisticada, onde o ar frio é recolhido nas laterais e expelido na parte traseira. Outro dos pontos a favor é o facto de, mesmo a correr um jogo “pesado”, a consola se manter silenciosa. Traz consigo um cabo HDMI de topo, um comando e pilhas.

A retrocompatibilidade tem sido um dos pontos impressionantes nesta nova consola. Os jogos das consolas Xbox anteriores (360 e One S), atingem maior qualidade no que respeita a velocidade de carregamento, imagem gráfica e desempenho. A consola tem excelente performance em televisões Full HD a correr em 1080 fps, contudo a verdadeira experiência, e foi para isso que foi concebida, é quando corre os jogos num ecrã 4K HDR. A Microsoft afirma que, por esta altura, estarão disponíveis mais de 70 jogos com resolução 4K nativa ou dinâmica, através de texturas mais nítidas, melhorias de performance e gráficas. Jogos como Forza Motosport, Gears of War 4, Halo 5: Guardians e FIFA 18, entre outros, têm despertado máxima curiosidade, sendo certo que as potencialidades ainda estarão muito longe do limite.

Imagem © DR

Embora tenha impressionado toda a comunidade gamer, poderá isto ser suficiente para destronar a PlayStation no topo das consolas mais vendidas do mundo? Talvez não seja assim tão simples. A nova Xbox One X custa 499€ e é mais cara que a sua rival devido aos seus componentes mais fortes e recentes, sendo uma opção para um grupo mais restrito. Além disso, a Sony tem alguns jogos exclusivos de peso e trabalhados já para esta geração e meia, ao contrário da consola da Microsoft que só agora iniciou o processo com todas as editoras.

Com a Nintendo Switch a correr por fora de (já que possui um público e objetivos diferentes), a PS4 Pro no mercado há cerca de um ano, veremos como a crítica receberá a Xbox One X. A marca garante que as pré-vendas foram praticamente esgotadas, mesmo em Portugal. Certo é que a guerra das consolas não deve ficar por aqui. E já há rumores de que a PS5 estará já a ser preparada pela Sony, com vista ao seu lançamento em 2018...

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.