Este simpático e convidativo italiano surge na Rua do Almada. Aquela via estreita e escura, onde sempre nos habituamos a ver as imensas lojinhas de ferragens e afins, e onde hoje proliferam vários e variados espaços de comida.
A oferta é imensa e super diversificada, o que conjugado com a sua excelente localização no contexto do coração da cidade, lhe confere uma posição bem privilegiada. Do estruturante Almada saímos em vários sentidos, e no Almada encontramos muito do que nos apetece.
Chegando ao restaurante, o espaço que nos recebe é bem convidativo, bonito, sóbrio e cheio de pensados detalhes. A primeira imagem, refletida pela decoração, sem dúvida que cativa e convida. Nas duas visitas feitas ficamos na sala interior, que tem uma natureza acolhedora, e de onde se acede ao terraço exterior, que por sua vez permite usufruir de uma boa refeição ao ar livre.
O forno a lenha é um elemento central que se destaca por se encontrar à vista, criando um interessante impacto decorativo e favorecendo os tons de conforto que pontuam o ambiente.
Posso começar por concluir que as duas experiências vividas no Grigio se equilibram. Se numa o atendimento não foi o mais eficaz mas a comida acabou por ser muito bem escolhida, na segunda visita, por outro lado, tivemos direito a um excelente e cuidado atendimento, mas acredito que não fomos tão felizes na escolha da comida, com maior destaque para a pizza. Claramente inferior à anterior.
Para entrada tenho de destacar os ovos rotos, que da segunda vez não estavam tão no ponto como da primeira, e a deliciosa salada de queijo de cabra, pêra, beringela e noz. Esta sim, uma maravilha muito bem apresentada. O carpaccio de novilho estava saboroso, não deslumbrando, porém.
Já a pizza bianca estava divinal e por si só far-me-ia lá voltar, seguramente. E não é fácil apreciar tanto uma pizza. Ao passo que a margarita, que dava forma à pizza do menu do dia, não estava de todo à altura da primeira experiência, mesmo ressalvando as devidas diferenças entre as mesmas.
Das sobremesas, e já que estávamos num restaurante italiano provei a panacotta, assumindo que se mostrou uma agradável surpresa. Ligeira e bem saborosa, com o grau de cremosidade no ponto certo.
Ao almoço o restaurante possui menu executivo, mas é possível e fácil pedir à lista e almoçar em tempo normal. A relação custo/qualidade é equilibrada e razoável.
Sem conseguir explicar muito bem esta infeliz oscilação de qualidade entre a primeira e a segunda visita ao Grigio, principalmente por ocorrerem em aspectos tão díspares, asseguro, contudo, que é um espaço que vale a pena conhecer.
É um italiano bem cozy num estilo moderno, que tanto nos consegue oferecer a comida mais típica como algumas propostas diferentes e estimulantes.
A curiosidade em lhes explorar outras iguarias está cá e, acreditando que a dinâmica do espaço já conseguiu adquirir maior consistência, nova visita acontecerá.
Ás: O espaço e alguns petiscos.
Duque: A pizza margarita.
Mais informações:
Grigio
Rua do Almada, 344
4050-033 Porto
Contacto: 915 551 669
Página do Facebook: Grigio
0 Comentários
Dê a sua cartada.